Cultura 30/07/2019 01:40

VIRADA CULTURAL VOLTA REDONDA - RJ

A oportunidade de fazer mais pela Cultura Local, juntos.

Hoje, já mais recuperado da maratona de sexta e sábado, nossa Virada Cultural. O cansaço dá lugar à satisfação do encontro com tantas mãos e talentos que se envolveram nessa produção, que nasceu pela celebração do GACEMSS em fazer brilhar as artes de nossa cidade, Imediatamente o evento recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação CSN. A partir desse momento o evento passou a ser nosso, de todos os artistas e produtores que encontraram eco no desejo de fazer o evento.

O bacana é que ao preparar com tanto cuidado, cada um teve o seu papel e importância. Todos perdemos a identidade, para nos apropriarmos das diversas manifestações culturas em 7 espaços de ação simultânea. O caminhão da Fundação CSN abriu-se na sexta feira, e foi fundamental para trazer vida ao maravilhoso espaço da biblioteca municipal, ampliando a voz dos artistas, ecoando música e trilhas para as apresentações que se sucediam. Ao mesmo tempo, o Espaço do memorial Zumbi se abria para interferir na cultura, enquanto na biblioteca e Galeria do Gacemss exposições brindavam os visitantes. No beco da  Cultura ecoavam manifestações de artes plásticas e intervenções musicais e de poesia. Os Teatros 1 e 2 do Gacemss, se iluminaram com as apresentações de teatro, música, dança e filmes nos dois dias.

Às vezes era mesmo difícil saber aonde ir, o que acompanhar, tantas eram as atividades propostas. Ocupamos juntos o espaço que a cidade nos oferece todos os dias e a gente, na correria, nem percebe sua importância. Deparei-me com crianças brincando nos tapetes na praça sombreada da biblioteca, pais felizes brincando com seus filhos, jogando ping-pong, totó, ou se divertindo no parque de brinquedos montado ao lado do cine 9 de Abril. Encontrei artesãos expondo seus produtos e ofertando arte feita com suas próprias mãos. Pequenos detalhes, grandes memórias que de forma indelével marcam vidas e dão a direção da felicidade. Afinal a felicidade é construída quando estamos juntos. Vi menos pessoas conectadas no digital e se permitindo conhecer mais, aprender mais, absorver mais.

O Virada Cultural varou a madrugada com cinema e jogos de tabuleiros, numa clara manifestação da multiplicidade da cultura, contemplando muitas tribos que iam e vinha num quarteirão recheado de oportunidades.

O sábado mal começava e os raios de sol iluminavam o azul celeste, prenunciando o que viria. Na Praça Rotary, ao lado do memorial Zélia Arbex, onde a exposição de caricaturas, humor e a singela homenagem ao Mestre Antônio Calino, feita por diversos artistas que aceitaram o convite do amigo Magela Bastos para contar a história do Salão de Humor permaneceu aberta para os visitantes da Vila Santa Cecilia. 

No Mastro das bandeiras, um painel de lona se apoiava gentilmente, esperando o olhar e o traço dos artistas do “Grafity”, Anderson, Jader e Guilherme, que com estilos diferentes integraram um único painel, mostrando que é possível ocupar os espaços e complementar um ao outro com arte. 

Nos Palcos, a música do caminhão da Fundação CSN se preparava para o dia intenso enquanto a Fanfarra da Terceira idade chegava com o Ônibus da Guarda Municipal, com seus uniformes e galões dourados. Um breve cortejo passou em frente ao cinema 9 de abril e deu a volta na rua 14, com sua vibração e acordes, atraindo o olhar curioso dos lojistas e clientes a participar da grande festa. Uma faixa trazida pela equipe de apoio foi aberta, com o sorriso largo da modelo do cartaz do evento. Logo as mãos da Prefeitura Municipal, Fundação CSN, GACEMSS, artistas e equipe, irmanadas, carregaram com orgulho a nossa conquista: o Virada Cultural. Um evento de todos, preparado por todos nós.

Sinto-me orgulhoso por fazer parte disso. De ver o quando nossa cidade tem cultura. Folia de Reis, Jongo, Dança de rua, dança clássica, acrobacias, poesia, repente, música autoral, arte, religiosidade, afro, gospel, momentos de manifestação genuinamente nossa.

Foram palco para o evento, nossa comida de rua com foodtrucks e cerveja artesanal, servindo de suporte as nossos visitantes, misturando-se com os estabelecimentos gastronômicos da vila.

Esta história começou 3 semanas antes e pela parceria com o município, foi incluído no calendário oficial da celebração dos 65 anos de nossa cidade. Nada mais democrático, para se ouvir a voz de tantos artistas que mesmo anônimos, contribuem para a cultura da cidade e região. Todos os artistas vieram sem custos diretos para o evento. Alguns já contemplados em editais de cultura do município, outros apenas com o custeio de seu transporte. Todos queriam mostrar sua arte, conquistar seu espaço. E o Virada foi uma excelente oportunidade de se apresentar.

Teve batalha de rimas, misturada com manifestação política, mas isso também é parte da ocupação do espaço. Precisamos valorizar mais o que temos e o que somos, mas principalmente o que podemos nos tornar: Farol da Cultura, iluminando a região com o celeiro de artistas que temos aqui.

Integraram-se ao evento, espetáculos já programados para o Gacemss, num exemplo de valorização da arte. Pausa para o café, com as paredes repletas de quadros, artesãos que mostram sua arte. Nas mesas conversa sobre cultura, sorrisos, abraços e encontros que somente a verdadeira arte que está em cada um de nós promove.

O Virada Cultural provou que o sucesso de um evento não é medido apenas no registro do volume do público, mas na oportunização de espaços que muitas vezes mal utilizamos. Com certeza seu legado é nos fazer enxergar as possibilidades e refazer melhor em outra oportunidade que se avizinha.

Valeu pelo público, pela mostra, pelo gosto de quero mais e pela união histórica de quem apoia e promove cultura. Obrigado a Prefeitura Municipal, que entendeu que é preciso abrir os espaços públicos para todos usarem. E fez isso com maestria, oferecendo segurança, limpeza, infra estrutura e apoio incondicional e suporte do Governo, da Secretaria de Cultura e tantas outras secretarias envolvidas. 

Muito obrigado a Fundação CSN, que cedeu seu caminhão com palco som e luz e trouxe seus eventos para aqui serem realizados de maneira conjunta. Por ter acompanhado cada momento, vibrado e aplaudido. Parabéns pela equipe participativa e amiga. 

Obrigado ao GACEMSS que abre suas portas para acolher e ancorar a cultura, por valorizar a arte, incentivar o crescimento pessoal e profissional de tantos artistas, como palco para todos os acontecimentos. Obrigado a cada participante, artistas, apoio, logística, técnica, gestão, plateia, consumidor, produtor. Nos misturamos todos como deve ser a arte. Erros e acertos, cenário ideal para uma construção de algo melhor.

Parabéns por seu  envolvimento direto, Garloppa1 Produções, Ani+, Canal 36 e Anderson de Souza. Pelo apoio profisisonal de suas equipes e parcerias, Muito obrigado.

Certamente conseguiremos fazer mais vezes e fazendo aprendemos, ensinamos, exercitamos o compartilhar, ceder, permitir, resistir, ofertar, sorrir, acolher. Esse é o exercício constante para crescermos.

Parabéns a todos que entendem que o Virada não é de um, mas de todos nós. Não podemos dividi-lo em partes e assumir que fizemos mais ou menos, mas sim que fomos parte do todo, e isso não abrimos mão. 

Obrigado aos parceiros, apoiadores, patrocinadores e a toda a diretoria e funcionários do GACEMSS que fizeram com que todo funcionasse maravilhosamente. Aprendemos com os erros e fomos afagados pelos acertos. Tudo foi bom.

Desculpas pela linguagem e cumprimento do texto, mas isso também é intencional. Quem ler tudo absorve parte, corrige, sugere, lembra-se de como foi importante fazer isso, juntos. E que venham mais.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3619029