Cidade 06/02/2017 11:28

Visita recreativa anima o dia de crianças do bairro Monte Castelo

Ação foi resultado de parceria entre a Fundação Beatriz Gama e a secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda

Histórias e brincadeiras antigas, como queimada e ciranda, alegraram a tarde de meninos e meninas da Comunidade Jardim Tancredo Neves, localizada no bairro Monte Castelo em Volta Redonda, na última sexta-feira, dia 3. Aproximadamente 30 crianças receberam a visita recreativa da secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, juntamente a Fundação Beatriz Gama, e puderam participaram das atividades realizadas na quadra coberta do bairro.


O coordenador de projetos da Fundação Beatriz Gama, Rodrigo dos Santos, afirmou que a iniciativa de começar um projeto na localidade surgiu dos próprios moradores que através da associação entrou em contato com a secretária Dayse Penna e a fundação. “Um dos principais objetivos da fundação é trabalhar na prevenção. Viemos atender essa necessidade do local. Esse trabalho realizado hoje no núcleo Tancredo Neves é feito em parceria. Quanto maior a ocupação das crianças, menos chances elas têm de se envolver com o crime”, disse o coordenador na primeira visita dos órgãos municipais ao local.


Dayse Penna, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, explicou que essa é uma boa oportunidade para colocar em prática o projeto Show de Piquenique, cujo objetivo é fortalecer a apropriação do espaço público. "A intenção é usar esse espaço de forma socioeducativa e estimular a mãe a brincar com o filho dentro desse local que oferece lazer e educação. Precisamos chamar os moradores do local para participar com a gente.", disse ela.


De acordo com o presidente da associação de moradores do Monte Castelo e do núcleo Tancredo Neves, Ricardo Márcio, a ideia é agir antes, prevenindo as crianças, e resgatar os que já estão no caminho das drogas, segundo ele ainda, a comunidade e o poder público precisam agir juntos no resgate dos jovens e na prevenção com as crianças. "Procurei a Dayse, em nome da associação, e pedi que fosse feito algo para a comunidade. Em nosso bairro, muitos jovens e crianças estão se envolvendo com drogas. Temos espaço e queremos o apoio do poder público para ajudar nesse trabalho. Esperamos mais visitas e o começo de um projeto ainda maior”, concluiu.


A participação da família junto à comunidade é um dos principais objetivos das ações da secretaria da mulher, ações essas que a comunidade aprova. "Acho bom as mães participarem desse momento. Já trabalho com crianças na minha igreja e vejo que é muito importante esse contato. Achei bem válida essa ação e o intuito de ajudar a comunidade. Espero que continue as ações aqui no bairro”, declarou Raquel Gonçalves, moradora do núcleo Tancredo Neves, que ainda reconheceu que a aproximação de um projeto é muito importante para estimular a participação dos pais do bairro.

Foto de Divulgação - Yuri Melo

Foto de Divulgação - Yuri Melo

Foto de Divulgação - Yuri Melo

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil