Esporte 30/11/2015 17:56

Volta Redonda abre Olimpíada Nacional para Deficientes

Paralimpíada reuniu três mil atletas em três dias de competição

Cerca de três mil paratletas participaram da abertura da 20ª edição das Olimpíadas para Pessoas com Deficiência (Olimpede VR), na tarde de sexta-feira (dia 27), em Volta Redonda.

O evento contou com a participação do senador Romário de Faria e sua filha Ivy – portadora da síndrome de down.

A festa aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Ilha São João e teve início às 15 horas, com desfile das 142 delegações das entidades que participaram da competição ao som da Banda Municipal, regida pelos maestros Gerson Costa e Rinaldo Galvão. 

As equipes representaram 51 municípios de cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.

Romário e a filha foram convidados a acender a Pira Olímpica, após três atletas especiais do Programa 2º Tempo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Diego, Sandro e Adriano – conduzirem a Tocha Olímpica até o senador. 

A cerimônia contou ainda com uma  coreografia caprichada ao som ao vivo do cantor voltarredondense Petter, que reuniu projetos do 2º Tempo como ballet, dança moderna, ginástica olímpica, basquete, taekwondo, os grupos do Viva Melhor Idade - que reúne pessoas com mais de 50 anos -, além da equipe de badminton da Secretaria Municipal de Educação.

Além de Romário estiveram presentes o deputado federal Deley; o deputado estadual Nelson Gonçalves; o presidente das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, Hélio Torres da Silva, representantes da Caixa Econômica Federal, além de diversos secretários municipais e presidentes de autarquias e dos vereadores Jari de Oliveira e Gemilson Sukinho.

A cerimônia foi encerrada com um grande show da banda Madame Zero.  

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

PMVR15_148