Cultura 20/12/2018 09:07

Volta Redonda Cidade da Música comemorou cinco anos de sucesso do projeto

Com o objetivo de diversificar as ações, as apresentações foram levadas às comunidades onde os alunos do projeto moram

Pelo quinto ano, o público lotou a igreja São Sebastião, no Retiro, para assistir ao concerto do projeto “Natal nas Igrejas”, que começou no dia 2 de dezembro, com a apresentação na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, sob a regência de José Sérgio Tôrres da Rocha.

Na igreja do Retiro a platéia se deleitou com as apresentações da Orquestra de Cordas e Coro Infanto-Juvenil de Volta Redonda, sob a regência da maestrina Sarah Higino. E o padre Alécio, foi a chave mestra para a comemoração desses cinco anos de parcerias com o projeto.

Esse ano, a novidade na programação foi a apresentação da Orquestra de Cordas II, que contou com a direção do ex-aluno e professor Daniel Diniz Magalhães.

Sucesso no mundo, levado pelos olhos, mãos e corações descompassados de músicos que conheceram o projeto ao visitarem a cidade da música, atualmente, cerca de 4.600 crianças das escolas públicas municipais participam do projeto musical, que abre caminho para o conhecimento de música de qualidade e na formação de futuros músicos. 

Atualmente, cerca de 4.600 crianças das escolas públicas municipais participam do projeto musical, que abre caminho para o conhecimento de música de qualidade e na formação de futuros músicos.

O projeto virou lei municipal, regulamentando as atividades de monitores, repetidores e dando novas estruturas funcionais ao projeto, idealizado e coordenado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira.

Além disso, é de natureza educacional e cultural, enfocando a formação dos grupos musicais, como banda de concerto, de metais, orquestra de violinos, violoncelos, cordas e contrabaixos, coro infanto-juvenil.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618081