Saúde 24/04/2017 16:27

Volta Redonda imuniza cerca de 8 mil pessoas contra Influenza

As doses da vacina são aplicadas em todas as unidades da atenção básica e na Policlínica do Idoso

A secretaria de Saúde de Volta Redonda contabilizou oito mil pessoas imunizadas na primeira semana da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O objetivo é vacinar 65 mil pessoas até o dia 26 de maio. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família disponibilizam a vacina contra gripe, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 26 de maio. O Dia D da campanha em 2017 está marcado para sábado, dia 13 de maio, quando as unidades também estarão abertas. A Policlínica do Idoso também tem a vacina, mas apenas para o público específico.

O público alvo é formado por idosos, maiores de 60 anos; crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas, até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a listagem completa está no site do Ministério da Saúde. Neste ano, também foram incluídos no grupo, professores das redes Pública e Particular de ensino. 

A vacina, que é contra indicada para pessoas com reação alérgica grave às proteínas do ovo, imuniza contra os vírus Influenza A(H1N1), H3N2 e Influenza B. 

Além da vacina, existem alguns cuidados que podem evitar a transmissão do vírus da gripe. Como é uma doença respiratória, passa de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas, para se prevenir é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; e não usar medicamentos sem orientação médica. 

 

Patricia Guido

Jornalista

Brasil