Saúde 29/07/2017 09:09

Volta Redonda realizou a 11ª Conferência Municipal de Saúde

Evento reuniu cerca de 300 pessoas e serviu para definir metas para os próximos quatro anos

Nos dias 28 e 29 (sexta e sábado), o auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi) recebeu a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que na abertura com a presença do prefeito Samuca Silva, do secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes e do secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto. O principal objetivo do evento foi a aprovação do Plano Municipal de Saúde.

Samuca Silva agradeceu a atuação do Conselho de Saúde e reforçou o compromisso de priorizar a Saúde em seu governo. “Eu acreditava que Volta Redonda tivesse uma saúde de referência, mas não tem. E esse governo está preparando a base para esse grande avanço nesse setor. Nossa mudança está sendo realizada com responsabilidade e com planejamento. Nós já retomamos as obras no Hospital do Retiro; conseguimos unir os dois maiores hospitais de Volta Redonda: Hospital São João Batista e Hospital do Retiro. Nós temos graves problemas financeiros, mas vamos continuar investindo na Saúde, que é nossa prioridade de governo”, enfatizou o prefeito.

Alfredo Peixoto, secretário de Saúde,  destacou a importância da conferência para a cidade. “O objetivo desta conferência é transformar o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e com o esforço de todos nós vamos conseguir. Eu agradeço o carinho de todas as equipes envolvidas nessa conferência. Podem ter certeza que estamos focados em fazer de tudo para que a saúde de Volta Redonda seja a melhor do estado”, frisou.

No primeiro dia de conferência, a palestrante Roseni Pinheiro, que é professora associada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre os assuntos abordados estava o aprimoramento das redes de atenção e da promoção do cuidado integral às pessoas nos vários ciclos de vida.

Na parte da manhã do segundo dia da conferência, os participantes foram divididos em grupos. Este foi o momento de indicar as propostas para a Saúde. Na parte da tarde foi realizada uma plenária. Todos retornaram para o auditório, onde aconteceu a leitura e votação de todas as propostas sugeridas nos grupos.

A parte social do evento ficou por conta da apresentação do grupo Meninos do Batuque. O grupo é formado por jovens, que utilizam instrumentos elaborados a partir de materiais recicláveis.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3617_095