Cultura 27/04/2017 11:33

Volta Redonda recebeu o 1º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas

Promover e democratizar o livro e a leitura na região foram algumas das intenções do evento

A Cidade do Aço recebeu o primeiro Encontro Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB – Itinerante) que tem como objetivo promover, democratizar e fortalecer o livro, a literatura e a leitura na região do Médio Paraíba. Os trabalhos tiveram início na tarde do dia 24, segunda-feira, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, com a presença do prefeito Samuca Silva, que afirmou que Volta Redonda está aberta para a Cultura. "Temos a oportunidade de discutirmos uma política pública permanente no setor da Cultura. São novos tempos em nosso município. Sabemos da importância social das bibliotecas e da leitura para a nossa sociedade e estamos valorizando isso", destacou o prefeito. 

O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni, que também estava presente no primeiro dia do evento, afirmou que é preciso ter uma sociedade de conhecimento, e que para isso é preciso incentivar a leitura. “Leitura é conhecimento e nosso sonho é que cada região e cada município tenha uma Biblioteca Parque - um espaço para incentivar as leituras entre as crianças e jovens. Atualmente, são cinco Bibliotecas Parque no Estado do Rio de Janeiro e quem sabe aqui, em Volta Redonda, seja a 6ª”, conclui o secretário.  

 

Foto de Divulgação - Gabriel Borges

Foto de Divulgação - Gabriel Borges

Renata Costa - Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas

Dinâmicas

Dinâmicas

Dinâmicas

Dinâmicas

Oficinas

Oficinas

Oficinas

Elson Roberto Raymundo - Professor

Aline Ribeiro - Chefe de Gabinete da secretaria de Cultura

Dinâmicas

O encontro teve continuidade nesta terça-feira, dia 25, no mesmo local. O evento foi, ainda, a primeira plenária regional para a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Rio de Janeiro (PELLLB-RJ). Segundo a Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Renata Costa, o objetivo do evento foi trazer para Volta Redonda experiências diferentes de outros lugares, fortalecer a rede de bibliotecas, fomentar o livro entre os profissionais da região Médio Paraíba.  Renata ainda explicou o conceito da Biblioteca Parque, que você pode conferir abaixo na matéria em vídeo.

Aline Ribeiro, Chefe de Gabinete da secretaria municipal de Cultura explicou que Volta Redonda foi escolhida pela equipe estadual de cultura, por meio da Superintendência de Leitura e do Conhecimento para sediar esse primeiro encontro. “Estamos sempre buscando dialogar, a nível regional, para desenvolver a cultura local, não só de Volta Redonda, mas de municípios vizinhos que compõem a região do Médio Paraíba”, afirmou Aline que falou ainda sobre a valorização dos escritores regionais, e você pode conferir também no vídeo a seguir. 

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3617_035