Cultura 19/08/2016 17:04

XI Mostra de Artes de usuários do Capd emocionam no Zélia Arbex

A produção das peças da exposição é um trabalho de equipe onde todos participam

Com a presença de pais, amigos, usuários e autoridades, o Espaço das Artes Zélia Arbex abriu suas portas na quinta-feira, 18 de agosto, para a XI Mostra de Artes da unidade pertencente à Secretaria Municipal de Ação Comunitária, a Smac.

A exposição conta com 110 peças de trabalhos em mosaicos, pinturas, bordados, quadros de revistas e jornais e cerâmicas, que poderá ser visitada até 18 de setembro.

“A produção das peças da exposição é um trabalho de equipe onde todos participam, seja no início da produção ou nos acabamentos”, disse a instrutora a instrutora de mosaico, Ila Carneiro, acrescentando que os trabalhos foram inspirados nas obras de Christian Schloe, artista austríaco que magistralmente combina pintura, ilustração, fotografia e arte digital, e nas obras do artista brasileiro Romero Britto.

A diretora do Capd, Beth Melo, disse que a intenção da produção das peças nas oficinas é aumentar a autoestima dos usuários no dia a dia deles. Como nos anos anteriores, os visitantes poderão comprar as peças da exposição que devem ser reservadas e retiradas no Capd após o término da mostra - o dinheiro arrecadado com as vendas das obras será revertido aos usuários, através de atividades festivas e passeios no encerramento do ano.

Munir Francisco, Secretário Municipal de Ação Comunitária, falouque o trabalho do Capd é “incomparável” e todos os funcionários da unidade são dedicados ao projeto. “O Capd é um grande orgulho para a cidade e este projeto soma as inúmeras ações que fizemos na cidade para que Volta Redonda fosse reconhecida como o sexto município do País, como referência em trabalhos sociais”, disse o secretário, que aproveitou para agradecer aos pais por acreditarem no trabalho do Capd.

Para o prefeito Antônio Francisco Neto, que estava acompanhado de sua mãe, Dona Munira, o Capd é um exemplo para a cidade, pois além das atividades que proporcionadas aos usuários, é garantida a cidadania de todos eles. Frisou também que o apoio à instituição é uma das prioridades de seu governo. Terminou sua fala parabenizando todos os funcionários pela dedicação e aos pais que nos dão a oportunidade de melhorar o dia a dia de seus filhos.

O comerciário Ismael Machado, pai do usuário Igor, lembrou que seu filho, que tem Síndrome de Down, frequenta o Capd há seis anos e que ele se adapta unidade. Já a aposentada Maria das Mercês Pereira Silva, que ficou encantada e orgulhosa em saber que a mostra tem a participação do seu filho, que frequenta a unidade há três anos.

Também estiveram na cerimônia o deputado federal Deley de Oliveira, a diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves, o chefe de gabinete da Smac, Israel Carlos da Silva, o diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria e funcionários do Capd, que foram citados pelo cerimonial.

A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas e aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas, no Espaço das Artes Zélia Arbex, ao lado do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília em Volta Redonda. Visite!

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_056