Lazer 16/02/2016 18:13

Zôo VR ganha filhote de onça-pintada

E o nome escolhido pela população foi Raoni – nome indígena que significa “Grande Guerreiro” – que recebeu 47,1% dos votos.

Uma onça-pintada macho de 11 meses é a mais nova atração do Zoológico Municipal de Volta Redonda. O animal chegou na última sexta-feira (dia 5), vindo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, onde estava sendo cuidado por uma família. Segundo informações do biólogo e diretor do Zôo, Jadiel Teixeira, a mãe do filhote foi encontrada morta.

A onça veio de avião até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e chegou à Volta Redonda por volta de 1h da madrugada de sexta para sábado. A bióloga Natalia dos Santos, que trabalha no Zôo VR, conta que o transporte foi tranquilo e que o animal apresenta comportamento normal para a espécie e para a idade.

“Ele ainda é jovem, então pula muito, explora bastante o recinto de exposição. Todos os dias, colocamos um brinquedo diferente, algo para ele se distrair, para tornar a adaptação mais fácil e agradável. Algumas pessoas até confundem ele com a jaguatirica, pois eles possuem o mesmo tamanho atualmente, mas o nosso novo integrante vai ficar bem maior”, explicou Natalia.

Durante o processo de adaptação, a onça era solta no seu espaço e acompanhada de perto pela equipe do zoológico, que verificava se o animal apresentava alguma alteração no comportamento e se estava se sentindo seguro. Um pouco antes do almoço, a onça retornava a sua área de cabiamento, para que o animal reconhecesse o lugar como seguro, onde ele poderia ficar caso se sintisse acuado ou com algum problema.

“Por volta das 15h30, fazemos uma soltura para a alimentação. Ele come de 2 a 2,5 quilos de músculo bovino por dia. Depois, deixamos um pouco mais de tempo livre para brincadeiras. Em seguida, ele retorna à área de cabiamento para passar a noite.”, disse a bióloga.

Como o novo integrante do Zôo VR ainda não possuia nome, o zoológico decidiu fazer uma campanha para que os visitantes e a população em geral batizassem a pequena onça com um dos três nomes disponíveis no site: Raoni, nome indígena que significa “Grande Guerreiro; Teçá, também um nome de origem indígena, que significa “Olhos Atentos”; e Lucky, que quer dizer “Sortudo”, em inglês.

Com a participação de 454 pessoas, a campanha realizada pelo Zoológico Municipal de Volta Redonda para batizar o filhote de onça pintada que chegou ao local no início do mês, teve os votos contabilizados na manhã desta segunda-feira (dia dia 22). E o nome escolhido pela população para batizar o mais novo integrante do Zoo foi Raoni – nome indígena que significa “Grande Guerreiro” – que recebeu 47,1% dos votos. As outras opções eram Teçá, nome indígena que significa “Olhos Atentos”, que teve 29,5% dos votos, e Lucky, a palavra “sortudo” em inglês, com 23,3% dos votos. A votação foi feita através do site da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – PortalVR.com.

O mais novo habitante do Zoo, Raoni, depois de passar por uma rápida adaptação, já está em exposição para os visitantes do Zoo VR. “Ele se alimenta de aproximadamente 2,5 quilos de músculo bovino diariamente. A adaptação foi tranquila e, por ser jovem, ele gosta muito de brincar no recinto de exposição”, complementou o biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Zoológico Municipal de Volta Redonda.

Novo integrante do Zôo VR

O filhote de onça tem 11 meses

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

PMVR16_012