Negócios 30/03/2015 14:06

II Encontro da Indústria do Sul Fluminense

Quatro empresas foram homenageadas por seus projetos sustentáveis.

O II Encontro da Indústria aconteceu no dia 25 de março, às 10h, no ginásio do SESI Barra Mansa, com o tema Reúso de Água e Reflorestamento -  que apontou soluções para escassez hídrica na região.

Antes da abertura do encontro foi realizado um plantio de mudas com os alunos do SESI, às margens do rio Paraíba do Sul, empresários e profissionais do meio ambiente acompanharam a ação. 

O evento contou com a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, do presidente da FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, e do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins.

Cerca de 150 pessoas, entre empresários, representantes de entidades e do poder público, estavam presentes para discutir soluções quanto à preservação e recuperação de florestas, rios e bacias hidrográficas do Sul Fluminense. 

Uma pesquisa recente realizada pela FIRJAN com 487 empresas revela que 30,6% delas enfrentam problemas por conta do baixo nível nos reservatórios de água.

Essas empresas empregam cerca de 60 mil trabalhadores, aproximadamente 15% dos empregos industriais fluminenses. Nos últimos dois anos, 56,7% das empresas do estado já adotaram medidas para reduzir o consumo de água e o resultado alcançado foi uma redução média de 25,6% no uso da água.

Quatro empresas foram homenageadas por investirem na proteção e melhoria do meio ambiente: CSN e Saint-Gobain Canalização, com projetos de reúso de água; INB e QuimVale Florestal, que desenvolvem projetos de reflorestamento. 

O Sistema FIRJAN tem representado e apoiado as indústrias fluminenses na busca de soluções que minimizem os impactos dessas na disponibilidade de água e em suas atividades.

 

Thais Monteiro

Correspondente

Brasil

G3615_070