Cultura 04/03/2016 16:52

8ª Exposição do Bloco da Vida conta história de Volta Redonda

Mostra reúne fantasias, adereços de cabeça, fotos no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília

O 18º desfile do Bloco da Vida, o maior bloco da Terceira Idade do Brasil, foi parar no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. Este é o 8º ano que os organizadores do bloco transformam o material do Carnaval em exposição. A vernissage contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, a secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, da coordenadora do Bloco Fátima Martins,, do assessor especial, José Eduardo de Rezende, além de diversos participantes do bloco, entre outros convidados.

A mostra reúne 20 manequins, 10 ornamentos de cabeça e 90 fotografias coloridas em formato 40x30 centímetros. Na parede, um telão exibe o desfile ao som do CD tocando o samba de enredo, trazendo para dentro da galeria o clima da avenida da Ilha São João, quando os integrantes cantaram e contaram a história de Volta Redonda através do enredo “Flumen Fulmini Flexit – O rio ante o raio dobrou-se”.

Fátima Martins, coordenadora do Bloco da Vida, falou que a mostra apresenta o Carnaval do Bloco da Vida para quem não acompanhou os desfiles nem na Ilha São João – no sábado e na terça-feira de Carnaval (06 e 09 de fevereiro) – e também na Vila Santa Cecília, no dia 20 de fevereiro. “E também mata a saudade de todos que ainda não esqueceram as belas fantasias que contaram a história do município e comemoraram a maioridade do Bloco da Vida que fez o seu 18º desfile”. Ressaltou também que a mostra é oportunidade das pessoas tomarem conhecimento que, por detrás do bloco existe um time precioso de 50 . “Tudo é preparado por esta equipe brilhante, que se dedica no limite para fazer um desfile cada vez melhor para as nossas estrelas da melhor idade de Volta Redonda”.

Em sua palavra, o prefeito Neto ressaltou do orgulho de investir no Bloco da Vida, referência para o Brasil , além de anunciar que o Bloco da Vida fará uma apresentação especial no dia 29 de julho, data em que a cidade receberá a tocha dos Jogos Olímpicos, oportunidade para mundo conhecer o lindo trabalho do maior bloco da terceira idade do Brasil”.

A secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, enalteceu o pessoal de terceira idade, segundo ela, o cartão de visitas da cidade. “A alegria da terceira idade contagia todos nós e eles nos dão exemplo de vitalidade e coragem”.

Hugo Krüger, portoalegrense, artista plástico e exímio escultor, responsável pelos carros alegóricos e esculturas que tanto encantam o público e foliões, falou do trabalho que dá executar as criações, quase sempre com tempo menor do que o necessário.

Presentes no evento de abertura, Adelir Costa, 73 anos, estava muito feliz, pois foi escolhida para ser a garotada propaganda no convite da exposição. “Este convite vou guardar de recordação, pois estou representando todos do bloco”, disse a idosa. Casados há 60 anos, Dona Ilcea e Seu Renato Ribeiro são conhecidos do público, pois em todas as apresentações do Bloco renovam o matrimônio com um beijo na boca. “Nós desfilamos com muito prazer há 18 anos. Eu adoro o Carnaval”, disse Dona Ilcéa. “Tudo no bloco é maravilhoso”, completou o marido.

A mostra poderá ser visitada até o dia 20 de março no Espaço das Artes Zélia Arbex, - Rua 14, na Vila Santa Cecília -, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas.

Maiores informações pelo telefone (24) 3350-8586.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_015