Educação 11/07/2016 10:56

Aluno de escola pública de Volta Redonda é destaque na 11° Obemep

Estudante do Colégio Getúlio Vargas conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática 2015

Adryel de Souza Arruda de Barros, 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Getúlio Vargas, ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (Obemep) de 2015. Como forma de reconhecimento e agradecimento pelo empenho e dedicação, o estudante recebeu o troféu FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) no dia 7 de julho, das mãos do prefeito Antônio Francisco Neto, em uma cerimônia que aconteceu na Prefeitura da cidade.

Segundo o prefeito, Adryel é um exemplo para Volta Redonda e um espelho para outros alunos. “Estou muito orgulhoso e quero parabenizar os pais e a toda a equipe da FEVRE”, afirmou Neto. Na cerimônia também estava presente a diretora pedagógica da FEVRE, Mônica Seraphim, que salientou que as escolas da rede municipal de ensino de Volta Redonda sempre fazem uma boa participação na Obemep. 

Para a pedagoga esse resultado demonstra a excelência do ensino aplicado nas escolas públicas da cidade. “Nosso objetivo é que os alunos possam desenvolver suas potencialidades cada vez mais.”, afirmou Mônica, que ainda explicou que entre 13 milhões de participantes da Obemep, apenas 500 conquistam medalha de ouro.  

Conforme afirma o diretor do Colégio Getúlio Vargas, Waldyr Leonel Bedê, esse resultado faz parte de um trabalho de muito esforço e dedicação, tanto dos professores quanto dos alunos. “Isto também mostra os resultados dos investimentos que a administração municipal faz na Educação em nosso município”, falou ele.

Para o pai de Adryel, Sebastião Lourenço Arruda de Barros, a participação do seu filho em competições como essa, irá auxiliar muito em sua vida pessoal e profissional futuramente. “Mais tarde essa experiência se transformará em oportunidades no mercado de trabalho, além de contribuir para que ele seja um adulto mais equilibrado e que acredita no seu potencial”, disse. 

Já Adryel de Souza Arruda disse que sua motivação para se dedicar à Matemática foi a Obmep. De acordo com o aluno, em 2011 foi sua primeira participação na olimpíada onde conquistou uma medalha de bronze e em 2012, devido ao resultado da Obmep anterior, passou a participar do curso de iniciação científica. “Passei a me interessar ainda mais pela matemática e esse ano vou me dedicar novamente para conquistar mais uma medalha de ouro”, disse o estudante, que já passou para a segunda fase da Obmep de 2016. 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Os professores, as escolas e as secretarias municipais de educação dos alunos participantes, também concorrem a prêmios. Podem participar da Obmep somente os alunos que, na data da realização das provas, estiverem regularmente matriculados nas escolas inscritas. 

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

TXT_16020