Alunos da ETPC ganham destaque em eventos científicos
Os estudantes se esforçaram bastante para alcançar os bons resultados.
Os alunos da Escola Técnica Pandeá Calógeras (ETPC) de Volta Redonda são motivo de orgulho pra região. Geovane Lemes, Guilherme Tavares e Pedro Miler, brilharam na primeira etapa da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronautica). Já os alunos Júlia Alves, Keyla de Lima e João Victor Meireles deram um verdadeiro show na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.
A avaliação da OBA é feita através de uma prova, aplicada de acordo com o grau de escolaridade de cada aluno, já a MOBFOG consiste em construir foguetes, o material utilizado irá variar de acordo com o nível de cada aluno, assim como a OBA. O critério de avaliação é analisar qual foguete atingiu maior alcance horizontal.
Ambos os eventos são organizados pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
O professor de Física Joaquim Lopes foi responsável por orientar os alunos, e sem dúvida fez um ótimo trabalho.

Patricia Guido
Jornalista
Brasil