Alunos da rede municipal voltam às aulas dia 3 de fevereiro
Secretária de Educação de VR falou sobre as novidades do ano letivo.
As férias chegaram ao fim, agora é hora de voltar às salas de aulas. Os 36 mil alunos da rede municipal de ensino retornam aos estudos no dia 3 de fevereiro.
Em Volta Redonda, o ano letivo começa com novidades e grandes investimentos. A Secretária Municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, falou com o Canal 36 sobre as mudanças para esse ano.
Ela destaca que os kits de uniformes já estão nas escolas para serem entregues aos beneficiados. Alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano receberão três camisas de manga, um casaco e uma calça, duas bermudas ou saias shorts, dois pares de meia e um tênis. Já para os alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão disponibilizados três camisetas de manga curta e duas regatas para as aulas de Educação Física. O valor gasto na compra dos kits foi de R$ 3.041.552,00.
O investimento também foi alto para as reformas e ampliações das unidades escolares.
Segundo Therezinha, as obras foram realizadas durante as férias para não prejudicar o calendário escolar. Algumas ainda estão em processo de finalização.
A Escola Municipal Graciema Coura – no bairro Vila Rica/Três Poços – foi demolida em 2014 para reconstrução. O Diretor da Escola, Alexandre Magno de Oliveira contou que de dezembro até o final de janeiro o trabalho evoluiu muito e deve ficar pronto até fevereiro. O espaço foi totalmente ampliado. Além das salas de aulas, cozinha e banheiros foram feitos laboratórios, auditório e sala de leitura.
A Escola que atendia 427 alunos passa a atender até 1.028 com a ampliação.
O Centro Municipal de Educação Infantil Cinderela e a Creche Municipal Doce Mel – ambos no bairro São Geraldo – também receberam reformas e ampliações. As unidades que atendiam juntas 160 alunos poderão atender, após as obras, até 504 alunos.
O espaço educacional passa a contar com 12 salas de aula, berçário, solário, duas salas de banho, uma sala de estimulação, brinquedoteca, sala de leitura, sala de vídeo e de informática, refeitório e cozinha, pátio interno e externo, além de banheiros acessíveis – assim como toda a escola. O término das obras está previsto para o final de fevereiro.
O Governo Municipal está investindo ainda em outras cinco unidades escolares, totalizando um valor de aproximadamente R$ 10 milhões aplicados à Educação.
A Escola Municipal Ceará (Vila Brasília) também dobra o número de alunos atendidos após reforma e ampliação, assim como a reconstrução da Creche Geralda Pereira Lopes, no bairro Dom Bosco.
Além disso, o novo Centro de Educação Infantil Prof. Mário de Jesus Palheta Nunes, no bairro Vale Verde está pronto para atender 224 alunos.

Thainá Seabra
Correspondente
Brasil