Avenida Paulo de Frontin receberá alterações para melhorar o trânsito
Representantes do governo e comerciantes se reúnem para avaliar as propostas das modificações na avenida
Na quinta-feira, dia 20, representantes do governo, entidades de classe e comerciantes se reuniram na CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda), no bairro Aterrado para divulgarem e avaliarem as propostas de modificação no trânsito na avenida Paulo de Frontin, a segunda avenida da cidade a receber alterações no trânsito.
Estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Guimarães, o professor e futuro presidente da SUSER (Superintendência de Serviços Rodoviários), Wellington Nascimento Silva, o presidente da CDL-VR, Adriano de Oliveira Santos, o Diretor de Tecnologia e Comunicação da CDL-VR, Jader Furtado da Costa, alguns comerciantes e a imprensa.
A modificação no trânsito da Paulo de Frontin faz parte da lei federal 12.587/2012, sobre mobilidade urbana, que diz que a mobilidade da população deve ser pensada no transporte sustentável. A prioridade deve ser para o transporte coletivo público.
Segundo explicou o professor Wellington, "Se hoje o trânsito já está caótico, imagine daqui a alguns anos, como estará? Dois motivos fazem a gente refletir: a poluição sonora e a poluição do ar. Essas modificações decorrem de leis, que foram criadas e discutidas durante muitos anos, até se tornar aplicável".
Para o Presidente da CDL-VR, Adriano Santos, "A CDL defende os interesses do comércio. Que essas mudanças sejam realizadas de forma inteligente, de forma a não interferir e sim melhorar o movimento, que já está prejudicado devido à questão financeira do país. A Prefeitura está se adequando a questão legal, assim como os comerciantes também devem procurar se adaptar”.
Transporte Comercial Zero
Além das modificações nas principais avenidas, o projeto pretende interligar os centros comerciais da cidade por meio do Transporte Comercial Zero, que tem o intuito de aumentar a movimentação de clientes nas lojas. Os ônibus elétricos serão gratuitos e irão circular entre os principais pontos de comércio de Volta Redonda. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Guimarães, a avenida Paulo de Frontin é um trajeto fundamental para o sucesso do projeto.
"Os ônibus elétricos vão oferecer à população melhorias no serviço público. O nível de conforto dos ônibus será diferenciado, com plataforma mais baixa, além da questão de meio ambiente. Serão ônibus elétricos, com zero poluição e sem ruído. Já estamos em processo de licitação, e inicialmente vamos começar com dois ônibus. A previsão é de que em 60 dias eles já estejam circulando, em fase de teste", finalizou.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil