Cultura 14/01/2016 10:09

Barra Mansa exibe a exposição Arquetípica

Os trabalhos em aquarela da artista Ludmila Vilarinhos ficam até 31 de janeiro

O Centro de Cultura Estação das Artes, a charmosa estação de trem no centro de Barra Mansa, abriu suas portas para a exposição "Arquetípica" com 17 aquarelas da artista Ludmila Vilarinhos, em diversos formatos. Logo na entrada em enorme olho nos convida a vislumbrar a arte nas pinceladas de aquarela de quem parece querem apresentar muito mais do que os olhos podem ver.

A conceituação da exposição instiga o olhar perpassando pelos conceitos apresentados pela artista acima do livro de assinaturas: “Os arquétipos ou imagens primordiais, são definidos por Jung como uma tendência instintiva do ser humano a representar os mesmos motivos. Se repetem em qualquer época e em qualquer lugar do mundo por meio de imagens simbólicas em sonhos e mitos.”

Com base nessas imagens simbólicas, Ludmila faz a criação de suas ilustrações, com alguns temas recorrentes, como a "mãe acolhedora" e o mito cosmogônico, usando também de símbolos como a água e a árvore, sempre buscando representar as aspectos variados do feminino na psique.

Quem visitar a exposição vai encontrar na simplicidade das estruturas o valor de seus conteúdos, com aquarelas que mesclam fisionomias realistas em contextos encontrados em sonhos. Deusas e figuras mitológicas são personificadas a fim de romper com o universo fechado do mundo cotidiano, com uma abertura a um mundo interior mais vasto e mais rico de significações.

Vale a pena prestigiar o trabalho da artista. Exposição "Arquetípica" até 31 de janeiro de 2016; visitação gratuita de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h no Centro de Cultura Estação das Artes (Antiga estação), na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro de Barra Mansa. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

G3616_007