Caminhada Contra Violência ao Idoso mobiliza Volta Redonda
O encontro acontece há 15 anos em Volta Redonda e marca o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.
As secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Esporte e Lazer (Smel), Cultura (SMC) e de Saúde (SMS), além da Guarda Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveram na manhã do dia 15 de junho caminhada Contra Violência ao Idoso.
O encontro acontece há 15 anos em Volta Redonda e marca o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.
A concentração começou às 8 horas na Praça da Prefeitura, no Aterrado, seguindo em direção à Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.
Ainda contou com a participação de integrantes dos 63 Grupos de Convivência do município, da Fanfarra da Melhor Idade, alunos do Capd (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), o grupo de teatro da Academia da Vida e alunos dos pólos de ginástica da Smel, que promoveu uma aula coletiva de Zumba no final da caminhada.
Durante a mobilização foram distribuídas água e pipoca para os participantes, que este ano foram cerca de mil, totalizando o maior número de pessoas desde sua criação.
MAUS TRATOS – As pessoas idosas sofrem diversas formas de violência, e os maus tratos podem ocorrer em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos: violência física, abuso psicológico, negligência, abandono, autonegligência e até abusos financeiros.
Denúncias devem ser feitas pelos números 0800 7260 662 (Ligue Idoso) ou 3339-9113 (Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa).

Patricia Guido
Jornalista
Brasil