Cultura 04/01/2016 12:16

Castelo Rá-Tim-Bum no CCBB atrai público de diversas idades no Rio de Janeiro

Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro de 2016.

O programa Castelo Rá-Tim-Bum era originalmente transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. A história se passava dentro de um castelo, onde os personagens Nino, Pedro, Biba e Zeca mergulhavam em várias aventuras.

A trama contava com uma narrativa lúdica aliada a um projeto estético inovador- sem deixar de lado o caráter educativo.
O programa obteve reconhecimento dentro e fora do Brasil, atingindo grandes índices de audiência, agradava pais, educadores, e claro, o público-alvo.

Após 20 anos do grande sucesso, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, com o apoio da TV Cultura/ Fundação Padre Anchieta, concebeu Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, que encantou fãs do programa e uma nova legião de admiradores.

O Centro Cultural Branco do Brasil, localizado na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio de Janeiro, recriou essa mágica exposição com diversos ambientes do Castelo, em meio a peças do acervo - muitas delas restauradas pelo MIS.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão conferir a exposição até o dia 11 de janeiro. O horário é das 9 da manhã até às 21 horas, de quarta a segunda, com classificação livre.

É possível se reencontrar com a infância ao adentrar esse mundo encantado - logo na entrada nos encontramos com o simpático porteiro que abre as portas do Castelo Rá-Tim-Bum, com as saudosas palavras “Klift Kloft Still, a porta se abriu”.

Diversas peças originais, incluindo alguns personagens e seus figurinos, despertam a emoção no público.

E quem acha que só os adultos se lembram desse lugar mágico, está enganado. Muitas das mães presentes na exposição assistiram ao programa durante a infância e fizeram questão de mostrar também para seus filhos, que se apaixonaram pelo o que viram.

Castelo Rá-Tim-Bum- A exposição é sem sombra de dúvidas muito especial, pois desperta as mais belas sensações da infância, deixando um gostinho de saudade de personagens como Celeste, Gato Pintado, Tíbio e Perônio, Mau, Godofredo, Morgana, Adelaide e muito mais. 

Figurino usado pelo personagem Nino, o protagonista do programa.

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

TXT16_001