Educação 15/05/2015 09:28

Central Cursos abre inscrições na área de elétrica e construção civil

Aulas terão início no dia 25 de maio com cursos exclusivos.

A partir de segunda-feira, dia 18, as inscrições para os cursos na área de elétrica e construção civil, oferecidos pelo Central Cursos, estarão abertas. 

As aulas terão início no dia 25 de maio, na sede da Sieeacon (Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio de Conservação no Sul Fuminense), na Rua 15, nº15 – Conforto – Volta Redonda (atrás do Hotel Stratus).  

As inscrições podem ser feitas através dos telefones: (24) 3343-7509 / (24) 98818-0190 / (24) 99936-6209 ou (24) 98127-2673. 

Após o término dos cursos, que têm em média 40h de carga horária, os alunos receberão um certificado fornecido pelo Desenvolva Cursos – reconhecido pelo MEC.  

Segundo o coordenador dos cursos, Moisés Ribeiro dos Santos, a proposta do Central Cursos é trazer algo novo, visando atrair ainda mais a população. Ele conta que a parceria com a Associação de Trabalhadores do Sul Fluminense acontece desde 2012, oferecendo cursos e inserindo pessoas no mercado de trabalho. 
Um grande diferencial oferecido pela parceria entre o Central Cursos e a Associação de Trabalhadores é a Cota Social que visa beneficiar alunos de baixa renda.

“No curso de elétrica residencial, por exemplo, nós vamos trazer o aluno para um curso teórico e prático e vamos fazer uma elétrica de campo – em que iremos atender as pessoas carentes. Se nós temos um aluno carente na turma, ou dentre os associados, que necessite de uma reforma elétrica em casa, a própria turma irá realizar o trabalho. Temos ainda a Cota Social voltada para gratuidade das pessoas que não tiverem condições de assumir o custo do curso”, explicou Moisés.

Segundo ele, o objetivo da cota é buscar a resocialização, a inserção de pessoas no mercado de trabalho e até impedir que a pessoa pague para a execução de serviços, já que com o curso, a pessoa pode executar o trabalho na própria residência.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos na manhã, tarde ou noite e aos sábados na parte da manhã e da tarde. “Nós temos disponibilidade integral para dar bastante opção aos pretendentes”, afirmou o coordenador.

Cursos na área de Elétrica:

•    Elétrica Residencial (ou Predial): Não exige conhecimento. É constituído por aulas teóricas e práticas – em campo e laboratório. Serão ensinados os fundamentos de eletrotécnica; Interruptores: comuns, com uma sessão, com duas sessões, conjugado, treeway, fourway; sensores de presença; fotocélula; ventilador de teto; campanhinha; aparelho fluorescente. Carga horária: 40 horas. Idade mínima: 16 anos. 

•    Comandos Elétricos: É necessário ter o curso de Elétrica Residencial. Serão desenvolvidas atividades práticas de laboratório; acionamento de motor C.A; botoeira; sinalização audiovisual; contatores; relê de sobrecarga; relê temporizado; disjuntores; circuito para controle de nível (caixa d’água e sistema); circuito de controle de pressão (pressostato), eletromagnetismo e motor C.A. Carga Horária: 40 horas. 

•    Inversores de Frequência e Softstarter: Deve-se ter o curso de Comandos Elétricos. Serão abordados os seguintes temas: Acionamento de motores C.A; controle de velocidade por frequência; revisão do sentido de giro de motores C.A; parametrização; comicionamento; partida suave para motores C.A. Carga horária: 40 horas.

•    Padrão Light: Curso totalmente exclusivo que irá ensinar a montar o padrão light monofásico e trifásico segundo norma vigente da concessionária. Carga horária: 8 horas.

•    NR10: Estudo da norma que regulamenta as condições seguras na execução de serviços em instalações elétricas. 

Os cursos na área de Construção Civil serão divididos em módulos que irão tratar os seguintes assuntos: Alvenaria; emboço; pintura; telhado; textura; piso e instalação hidráulica. 


 

O coordenador Moisés Ribeiro dos Santos ao lado do professor e responsável pelos cursos, Douglas Almeida.

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3615_140