Clube de Bocha de Volta Redonda abre as portas para dupla cidadania italiana
O evento sobre a dupla cidadania para italianos e descendentes do médio paraíba teve parceria e apoio do SINDNAPI.
A Bocha é tipicamente um esporte "indoor". Quem trouxe a Bocha para o BRASIL foram os imigrantes italianos, que também levaram para a Argentina e o Uruguai.
Praticada em regiões frias, onde é impossível a prática de esportes ao ar livre, a Bocha sobrevive a cada tragada de um bom vinho, saboreado com delicioso pedaço de carne e ao som de músicas provindas da Itália, através de cancioneiros que se encontram a cada dia, para dar o "seu tiro" marcar seu ponto.
Fundado em 12 de agosto de 1976, o Clube de Bocha de Volta Redonda é reconhecido como utilidade pública pela Câmara Municipal de Volta Redonda.
A Bocha como esporte sério exige muito de seus praticantes. Mas também funciona como lazer para aposentados, empresários, jovens e até mesmo, para os curiosos, que procuram a cada jogada entender o significado de um "tiro" que pode ou não ser ponto.
No domingo 7 de junho, o Clube de Bocha de Volta Redonda abriu as portas para um visitante ilustre, Rafael Zibelli Netto, representante do consulado italiano no Rio de Janeiro proferir palestra sobre a dupla cidadania para italianos e descendentes no Médio Paraíba.
A dupla-nacionalidade, também conhecida como dupla cidadania, não é um título concreto e independente, ou seja, uma pessoa não tira dupla-nacionalidade ou ganha dupla-cidadania. A dupla-nacionalidade é um status derivado simplesmente da acumulação de duas nacionalidades, autônomas entre elas e dá aos descendentes o direito de morar, estudar e trabalhar na Itália.
O evento sobre a dupla cidadania para italianos e descendentes no Médio Paraíba teve parceria e apoio do SINDNAPI - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos Sede Estadual Volta Redonda, que tem como coordenadora Glória Celeste Laureano Frotté.
Após a palestra, foi realizado desfile com modelos da terceira idade, organizado pela artista plástica Lydia de Jesus e homenagem a alguns descendentes de italianos da região, entre eles o comunicador da Rádio do Comercio de Barra Mansa e do Canal 36 de Volta Redonda, o Tio Mica.
Para comemorar o encontro foi servido um almoço especial que teve como prato principal deliciosa massa e molhos ao som do grupo de seresta da cidade.
Maiores informações podem ser obtidas no SINDNAPI, Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos: Rua: 15 nº: 10 - Volta Redonda (24) 3347-4355 / riodejaneiro@sindinapi.org.br; AICC – Associação Internacional de Comércio e Cultura: Pça Olavo Bilac, 5, Centro, Rio de Janeiro (21) 3852-3741 / aicc@aicc.com.br; Clube de Bocha de Volta Redonda fica na Vila Santa Cecília, à rua 93C nº 371- (24) 3348-0755.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil