CMPD lança projeto Consultório de Rua em Volta Redonda
Lançado no dia 24 de abril, o projeto faz parte do programa “Crack, É Possível Vencer”, do governo federal.
Composto por uma equipe de profissionais da saúde e agentes comunitários, o Consultório de Rua oferecerá ações e cuidados de saúde para a população de rua, além de cuidados específicos para pessoas com transtornos mentais, usuários de álcool, crack e outras drogas. O consultório estará em locais de maior incidência do público alvo e as ações serão realizadas em conjunto com unidades de saúde, urgência e emergência e caps. Entre os serviços oferecidos estão atividades educativas, sociais e culturais; encaminhamento aos serviços de saúde; e ações de redução de danos desenvolvidos por usuários de álcool, crack e outras drogas.
Além do pessoal das atividades, o programa recebeu o reforço de dois carros, duas motos, armas e munições não letais, além de uma unidade móvel equipada com telas de que viabilizam a visualização das câmeras instaladas em toda cidade, dando mobilidade ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) acompanhando todas as ações de segurança pública e também de integrar o programa Crack é Possível Vencer. A unidade móvel ficará sediada na praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, detectado como a área com maior número de usuários de crack.
Segundo a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, o equipamento que chega ao município significa mais um passo na implantação do programa Crack, é Possível Vencer, instituído pelo Governo Federal. O programa tem o intuito de orientar e atuar na prevenção, em especial com a juventude. Por isso, o programa envolve não só aspectos da segurança, o que é importante para toda a população, mas a atuação de outras secretarias municipais como educação, assistência social e saúde.
Carlos Roberto Paiva, vice-prefeito, lembrou que a administração municipal sempre se preocupou com a segurança no município e o lançamento desse projeto é mais um passo importante para a história de Volta Redonda e para a solução do problema da dependência química, que só pode ser enfrentado com a integração de União, estados, municípios e sociedade, pois com a participação de todos, pode-se superar qualquer dificuldade.
Lançado pelo governo federal em maio de 2013, o programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança. Em Volta Redonda o programa é realizado em parceria com a Smac e SMS através dos CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social); Albergue Seu Nadim; Centro POP; Serviço de Abordagem Social na Rua. Além dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e o Consultório de Rua.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil