Cobertura Digital da II SEMANA DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINAES
Com uma diversidade de participantes e voz do Curso de Serviço Social do UNIFOA ecoa mais alto
Promovida pelo curso de Serviço Social do UNIFOA, a II SEMANA DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINAES DO UNIFOA, recebe cobertura digital do Canal 36, que teve o privilégio de conversar com alunos e professores sobre os temas e entender o debate promovido no segundo semestre de 2020, de maneira virtual.
Como todo momento novo, muita adaptação e descobertas nesse mundo digital e a oportunidade de alargar as fronteiros do curso, conectando gente de todo o canto, uma vez que o evento é aberto. Uma coisa maravilhosa, já que isso abre a oportunidade de se conhecer melhor o curso e a profissão. Gostei de saber que essa multidisciplinaridade é real com professores de diversas áreas participando do evento e alunos de diversos cursos, perpassando pela questão social.
Ao trazer a tona o tema, nos deparamos com diversas atividades que foram realizadas durante a semana de 09/11 a 12/11, com os temas: "A Pandemia da COVID 19 no Brasil: História e questão scocial"; "A efetividade dos direitos fundamentais e o debate da Bioética"; "O serviço Social e o acolhimento a Diversidade". Como fechamento da semana o tema "A luta por direitos: 32 anos do Nove de Novembro". Foram temas atuais e interligados com a questão do indivíduo e suas necessidades.
Gostei muito de ter previamente falado por mensagem com a Profª Karin Escobar, coordenadora do curso de Serviço Social UNIFOA e em vídeo com Profª Mônica Barison, que arrebanhou uma turma super especial composta por professores e alunos para ampliar nossos conhecimentos sobre a importância desses diálogos para valorizar a ação do Serviço Social. Com aulas em conjunto com professores do curso, a promoção das discussões sobre assuntos relacionados ao conteúdo das disciplinas foi uma ferramenta importante para interligar os temas mais atuais.
Um curso que abre uma discussão importante sobre as questões sociais ganha hoje mais espaço e utiliza-se de ferramentas digitais para a dar mais visibilidade a sua essência. Afinal, qual o papel do Assistente Social, num mundo que foi tomado de assalto por um isolamento social, um afastamento forçado pela saúde? Como anda o olhar pelo outro, pelas necessidades e direitos conquistados? O Papel profissional e a luta pelos direitos andam lado a lado.
Percebi nos temas propostos uma atualidade e preocupação genuína em ajudar, defender, valorizar o ser humano. Gostei de ver o brilho nos olhos e o orgulho profissional nos Professores Mônica Barison, Hélio de Lena Júnior e Felipe da Matta de Castro, assim como vi em alunas como Thamires Torres e Dayane Mota dos Reis que sorriem ao falar da escolha da profissão como valorizam a própria existência. Durante nossa cobertura digital, muita intermitência das conexões pela forte chuva, mas seguimos assim mesmo, já que em alguns minutos, todos estariam na sala de debates com os alunos.
Ao entrar na sala de debates, uma aula de história com a contextualização do tema de fechamento do encontro. Volta Redonda teve uma mobilização importante no papel social pelos trabalhadores de uma cidade que nasceu operária e sempre teve as desigualdades marcadas. As conquistas sociais dos trabalhadores tem ser observadas a todo o tempo para que não hajam desigualdades e que as condições mínimas sejam garantidas. O papel do assistente Social é enaltecido nesse momento de afastamento social, onde se debate a a própria pandemia, os direitos fundamentai, o acolhimento e diversidade e a história operária do município com a histórica greve de 88. Um painel diversificado que valoriza o curso e amplifica a opinião de seus participantes, sejam alunos ou professores. Nesse momento de conectividade estamos felizes por dar voz a um curso importante para a nossa transformação social, seja municipal, estadual ou em âmbito federal. Um debate maduro e enriquecedor, para todos nós termos uma visão clara da importância desse profissional que muitas vezes atua nos bastidores.
Parabéns aos organizadores e a todo o pessoal responsável pela realização dessa II SEMANA DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES DO UNIFOA.
Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil