Cidadania 14/09/2015 17:38

Conselho Municipal da Juventude toma posse em Volta Redonda

Cerimônia de posse foi realizada no Auditório do Palácio 17 de Julho.

O Conselho Municipal da Juventude tomou posse nesta quinta-feira (dia 10), às 11 horas,no Auditório do Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no bairro Aterrado.

Os integrantes foram eleitos na 3ª Conferência Municipal da Juventude, realizada em agosto na UFF (Universidade Federal fluminense) Campus Vila.

O coordenador municipal da Juventude, Xavier O’Rai, que assumiu a Coordenaria da Juventude (CJU) em 2015, destacou que há quatro anos o município não tinha conselho.

A conferência elegeu o novo conselho, com a participação de todos os segmentos interessados na discussão de políticas públicas voltadas para juventude.  

O Conselho Municipal da Juventude é formado por 25 membros – seguindo a proporção de um conselheiro para cada 10 mil habitantes, prevista na Política Municipal de Juventude (Lei 4.661/10) – com aproximadamente 40% de participação de representantes do Poder Público, e 60% da sociedade civil.

Oito integrantes são representantes do Poder Executivo Municipal, com um representante da CJU, um da SMP (Secretaria Municipal de Planejamento); um da SMS (Secretaria Municipal de Saúde); um representante da SME (Secretaria Municipal de Educação); um da SMC (Secretaria Municipal de Cultura); um da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer); e dois representantes da administração municipal de órgãos da livre escolha do prefeito Antônio Francisco Neto, além de dois representantes da Câmara Municipal de Volta Redonda (CMVR).

A parcela formada pela sociedade civil é composta da seguinte forma: três representantes do movimento estudantil, sendo um do movimento universitário e dois do movimento estudantil secundarista, ambos de instituições com unidades em funcionamento no município; dois representantes da juventude religiosa organizada de Volta Redonda; dois representantes de ONGs e Movimentos Sociais do interesse da juventude organizados na cidade; dois representantes das associações de moradores; dois representantes da juventude de Volta Redonda organizada em torno do esporte; dois representantes da juventude do município organizada em torno do movimento cultural; um representante da juventude do setor empresarial de Volta Redonda; e um representante da juventude de sindicatos de trabalhadores de Volta Redonda.

Foto: Dilvugação

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

PMVR15_119