Conselho Municipal de Política Cultural realiza encontro no Gacemss
Objetivo foi debater a Introdução do Sistema Municipal de Cultura.
Na tarde desta terça-feira, dia 31, o Conselho de Política Cultural de Volta Redonda realizou o encontro para Introdução ao Sistema Municipal de Cultura.
O encontro aconteceu no Teatro Gacemss I com participação da população e dos agentes culturais da cidade.
O evento foi a primeira reunião geral com todos os segmentos setoriais representantes da cultura do município.
Foram apresentados os conteúdos de planejamento para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC) – elaborado pelo órgão gestor com colaboração do Conselho de Política Cultural, a quem cabe aprová-lo.
O PMC é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação.
Os encontros setoriais têm como objetivo garantir que as especificidades próprias de cada setor da cultura sejam observadas e atendidas pelas políticas públicas, cujas formulações serão baseadas em processos de consulta e participação da sociedade e resultarão no Sistema Municipal de Cultura (SMC).
A instituição do SMC deve ser feita por meio de lei própria, encaminhada à Câmara de Vereadores pelo Prefeito. A lei deve prevê a estrutura e os principais objetivos de pelo menos cinco componentes: Órgão Gestor (Secretaria de Cultura ou equivalente), Conselho Municipal de Política Cultural, Conferência Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (com Fundo de Cultura).
O Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda foi eleito em novembro de 2014 e terá mandato de um ano excepcionalmente. Desde janeiro o Conselho realiza pequenas reuniões semanais para conseguir atender as demandas de políticas para a cultura do município.
Os demais conselheiros também participaram do debate.

Thainá Seabra
Correspondente
Brasil