Educação 29/01/2015 09:17

Consórcio Cederj coordena graduação semipresencial

Objetivo é levar educação superior gratuita e de qualidade ao estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2000, o Consórcio Cederj tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em todo estado do Rio de Janeiro de forma gratuita.

O Consórcio é formado por seis instituições públicas: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ e UNIRIO e conta com cerca de 26 mil alunos matriculados em 12 cursos de graduação a distância, em todo estado.

Em Volta Redonda são oferecidos seis cursos (Administração Pública, Computação, Biologia, Pedagogia, Matemática e Física). O Pólo Darcy Ribeiro funciona no Estádio da Cidadania, no Aterrado.

Os cursos têm duração de quatro anos divididos por semestre. As aulas são semi-presenciais, sendo necessário comparecer ao pólo para realização das provas.

O local é composto por salas de aulas, biblioteca, salas de informática, auditório e laboratório de física e biologia, além disso, os tutores estão sempre presentes para tirar as dúvidas dos alunos que estudam em casa – pelos livros disponibilizados gratuitamente.

Ao final da graduação, o aluno recebe o diploma da faculdade escolhida normalmente, da mesma forma que um aluno que cursa presencialmente.

O vestibular é a única forma de ingressar em umas das faculdades que fazem parte do Consórcio Cederj. A nota do ENEM também pode ser válida.

Esse ano as inscrições serão abertas novamente a partir do mês de maio. 

 

 

Ao todo existem 32 pólos espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3615_026