Cidadania 17/04/2015 20:02

Coop-Proalt e Pastoral da Criança promovem encontro

A mobilização e participação de todos ajuda a acrescentar mais informação e servir grandes porções de saúde.

A Cooperativa de Produção Alternativa (COOP-PROALT), que fica na Fundação Beatriz Gama, no bairro Retiro, em Volta Redonda, promoveu no dia 15 de abril um encontro com palestra para as coordenadoras e líderes da Pastoral da Criança de Volta Redonda e Barra Mansa, abordando a importância do cooperativismo, a trajetória da Coop-Proalt e a importância da Multimistura, que há 16 anos vem salvando perto de 10 mil crianças nos 12 municípios.

A irmã Elizabeth Alves, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda e fundadora da Pastoral da Criança Diocesana, em sua abordagem falou sobre a crença e a descrença, a transparencia no andar das pessoas no dia-a-dia através do posicionamento do corpo; a importância de se andar com a cabeça erguida – enfocando com passagens bíblicas. Falou também sobre a Drª Zilda Arns Neumann - médica sanitarista morta no Haiti em 2010, vítima de um terremoto, quando tentava socorrer a população local -, que já está em processo de beatificação.

A presidente da Coop-Proalt, Luzinete de Jesus Nunes falou da importância da Pastoral, que tem o seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Por meio da partilha, as voluntárias da Pastoral nutrem, educam e promovem o desenvolvimento de milhares de crianças, impulsionando a qualidade de vida de muitas famílias carentes.

Através de uma apresentação em vídeo foi mostrado o processo de produção e as instalações da cooperativa que há 16 anos é a única fabricante qualificada e certificada no estado do Rio de Janeiro que pode produzir a Multimistura – desde a plantação até o empacotamento e  distribuição. A Multimistura é feita a base de farelo de trigo, fubá de milho, pó da folha da mandioca, sementes de gergelim e sem agrotóxicos.

A gerente de produção da cooperativa, Ana Nogueira, mostrou  o porque da diferença entre o Farelo Enriquecido e a Multimistura - que pode ser usada com os mais variados tipos de refeição -,  uma verdadeira aliada no combate da desnutrição infantil e no tratamento e prevenção de  varias doenças como: diabetes, osteoporoses, anemias e outras.

Também estiveram presentes ao evento Tomás de Castro e Luiz Filipe Correa, dois sócios da empresa Pulso Consultoria, empresa Junior de alunos da UFF, em Volta Redonda, que está emprestando sua expertise para ajudar a Coop-Proalt, uma cooperativa de trabalho desenvolvida pela CCA juntamente com os voluntários da Pastoral da Criança, que tem como objetivo a geração de renda. Dentro do projeto está a Central de Multimistura – considerada uma receita de qualidade de vida que coloca mais do que alimento à mesa, coloca mais saúde.

Os resultados acontecem graças a união, garra e vontade das coordenadoras e líderes da Pastoral da Criança de mudar a realidade. A produção da Multimistura é de 10.000 kg/mês.

Durante o evento, foi falado também sobre a a Drª Zilda Arns Neumann.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR15_033