Educação 10/04/2015 09:51

Coordenadoria de Juventude e UGB/FERP investem nos jovens internos do Degase

objetivo é formar profissionais de qualidade com certificados reconhecidos

A Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda, através de uma parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), lançou ontem, 9 de abril, o Projeto "Jovem Cidadão" que beneficiará os 103 jovens internos do DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), no bairro Roma, em Volta Redonda. O projeto visa contribuir na recuperação e na ressocialização desses jovens.

Segundo a Coordenadora Municipal da Juventude de Volta Redonda, Kika Monnteiro, em um momento em que o governo e sociedade discutem a maioridade penal, faz-se necessário mostrar que, tão ou mais importante que o tema, a reinserção desses jovens deve ser olhada com muita consciência e autoridade.

"A sociedade precisa tirá-los da situação na qual se encontram, através de oportunidades, formando novos cidadãos", explicou Kika.

A parceria com o UGB oferecerá cursos de Informática Básica, Inglês Técnico, Redação e AutoCAD. O objetivo dos cursos é formar profissionais de qualidade que, tendo aproveitamento, receberão certificados reconhecidos. A ideia é que esse certificado seja um novo horizonte para esses jovens, quando deixarem a instituição. Os cursos serão práticos, ministrados por monitores qualificados. 

Mas o projeto não para por aí. Mais do que recuperar e ressocializar, a Coordenadoria de Juventude prioriza os trabalhos que primem pela possibilidade de aumentar o senso crítico do jovem. Além dos cursos, o projeto levará também para o DEGASE, através do Cine Clube Foto, a magia dá sétima arte que contará com o suporte do UGB/FERP para que quinzenalmente os internos recebam a exibição de um filme com a promoção de um rico debate no final.

Segundo a diretora do Cine Clube Foto, Ângela do Bem, para quem o cunho social do cinema está também vinculado com a educação, foram convidadas lideranças do movimento juvenil  de Volta Redonda para debaterem o tema que apresentado para os internos, “a redução da maioridade penal”: Aline Alice Lima, catequista da Pastoral da juventude da Igreja Católica e professora do PROJOVEM; Paulo Vitor Honório, do Diretório Acadêmico da UFF; Anderson Couto, Conselheiro Municipal de Juventude, representando a FEVRE e Rafael Oliveira, Monitor de AutoCAD do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB. Também esteve presente o Diretor Técnico do Degase, Wesley da Silva.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3615_082