“#Crowdsourcing” - projeto social é realizado em bairro de Volta Redonda
Estudantes do 6º período de Administração do UniFOA se disponibilizam como voluntários
No dia 05 de dezembro um grupo de estudantes de Administração, alunos do Uni FOA, realizou um trabalho social no CRÁS do bairro São Sebastião, em Volta Redonda. Nesse mesmo dia foi comemorado o Dia Internacional do Voluntário e nada melhor do que ajudar ao próximo praticando o voluntariado para celebrar essa data.
Cerca de 30 mulheres receberam roupas, sapatos e acessórios, aproximadamente 15 peças por mulher, que foi uma arrecadação que os próprios alunos fizeram. Eles também convidaram para o trabalho social a Mestra Lucimeire Cordeiro da Silva Faria, que apresentou uma palestra sobre Orçamento Familiar. Os estudantes fizeram um estudo do local antes, e distribuíram no CRÁS uma ficha de inscrição, como se fosse um pré-cadastro para que eles pudessem fazer um controle da quantidade de roupas que teriam que ser arrecadadas.
Além das doações, os alunos prepararam um lanche que foi distribuído e ainda entregaram um panetone para cada mulher presente como uma lembrancinha de Natal. Para ajudar nos gastos dessa ação social, o grupo contou com a ajuda de patrocinadores e com a venda de rifas, eles rifaram um bolo de festa confeitado, e o trabalho realizado foi um sucesso. Os patrocinadores foram Ferramar, Mercado do seu Lelé, Nohall, DataDate, Requintes Bolos, Padaria Santa Isabel e Lessa.
O professor Rafael de Paiva Lima, idealizador do projeto “#crowdsourcing”, falou sobre a importância de incentivar os alunos em trabalhos voluntários como estes, e explicou ainda o que é esse projeto. “Realizar um trabalho desse porte é um desafio enorme e é justamente essa a proposta do #crowdsourcing, ou seja, promover uma relação próxima entre a teoria e a prática, possibilitando que os alunos vivenciem os conceitos de administração. Para tanto, considero extremamente oportuno concentrar a energia dos jovens em uma ação social que também possibilita refletir sobre o nosso papel para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e evoluída”, disse ele.
Rafael afirmou que os alunos o ajudaram a encontrar um mundo novo de possibilidades devido ao nível de energia e motivação injetadas em mais um projeto de sucesso. O professor também agradeceu os parceiros e apoiadores do projeto, a coordenação do curso de Administração - Prof. Agamêmnom Souza, demais professores e especialmente aos queridos alunos.
Para a estudante de administração, Letícia Dutra, participar de projetos assim é uma maneira de conseguir unir o útil ao agradável. “Este trabalho foi uma forma de colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula e ao mesmo tempo ajudarmos àqueles que precisam. Nos empenhamos muito para que tudo desse certo e deu, sou muito grata pela bela iniciativa do nosso professor e também pelo esforço e trabalho dos meus colegas”, afirmou Letícia.
Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil