Saúde 17/01/2017 17:40

Cuidados com a saúde no verão

Confira aqui o que fazer para que o sol não se torne um vilão

Com a chegada do verão, é comum as pessoas passarem boa parte do dia expostas ao sol e às altas temperaturas e se alimentarem de lanches e refeições rápidas e pouco saudáveis. Por isso, para aproveitar o clima das férias as pessoas devem tomar algumas precauções para não enfrentarem problemas de saúde durante a estação mais quente do ano, ou seja, a excessiva exposição ao sol nesta época do ano necessita de cautela e cuidados essenciais. 

O filtro solar deve ser utilizado com o fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15, espalhado em camadas fartas pelas áreas mais afetadas (rosto e pescoço, por exemplo) e ainda é ideal que seja aplicado a cada duas ou três horas e repassado toda vez que a pessoa entrar na água, seja ela doce ou salgada. Também é fundamental não tomar sol no período das 10h às 15h, e no horário de verão das 11h às 16h. O uso de barreiras físicas como chapéu, bonés e camisas de tecido claro, ou tecidos que possuam proteção contra os raios ultravioletas, para evitar a radiação solar. Essas são algumas medidas que podem ser adotadas por quem deseja curtir o verão e o sol, com moderação. 

Podem, ainda, ser tomados cuidados mais específicos, como o uso de filtros solares mais modernos, isto é, com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água, próprio para aplicação nas crianças. As pessoas que possuem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.

A radiação solar causa efeitos nocivos a quem exagera na exposição, envelhecimento precoce, aparecimento de manchas na pele e, em casos mais extremos, o câncer de pele. É uma doença de difícil tratamento e de controle complicado. Por isso, tudo pode ser evitado com o simples ato de passar o protetor solar. A dermatologista Patrícia Dalboni destaca que, mesmo em dias nublados, os cuidados não devem ser dispensados por quem está na praia. Segundo ela, mesmo em dias nublados, é essencial passar o protetor, porque as nuvens não barram a radiação. 

Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras).

Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:

– Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia; 

– Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés;

– Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro;

– Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque.

Se a pessoa sentir problemas resultantes da exposição excessiva ao sol, não deve hesitar em procurar um especialista. “Apareceu uma mancha, uma queimadura, vá imediatamente a um dermatologista, não fique esperando que piore, dessa maneira os efeitos serão menos ruins e vão melhorar mais rápido”. Além dos cuidados com o sol, a dermatologista frisa a importância de as pessoas se manterem hidratadas durante o dia, bebendo bastante líquido, pode ser chá, água ou suco.  

Entretanto, Patrícia afirma que o sol não traz apenas malefícios as pessoa, pelo contrário, ele é fundamental para a saúde. “A gente tem que lembrar que o sol é necessário, por exemplo, na formação de vitamina D no organismo. O tomar sol ajuda na reposição mais rápida dessa vitamina”. Mas ela lembra também que isso deve ser feito no horário adequado e com a proteção certa.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil