Cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama (FBG) formaram 250 alunos
A cerimônia aconteceu na quadra de esportes da FBG
A Fundação Beatriz Gama (FBG) realizou a solenidade de formatura de 250 alunos que participaram de 11 cursos profissionalizantes. A cerimônia aconteceu Ginásio Poliesportivo da instituição e contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto que destacou a importância do trabalho da equipe da FBG, com foco no mercado de trabalho para os jovens.
A cerimônia teve ainda a participação do presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira, do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, dos promotores do Ministério Publico Estadual, João Alfredo e Luciana Menezes, do diretor técnico do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Wesley da Silva Freitas, do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Gleidson Moreira e do diretor pedagógico e social da FGB, Paulo Guerra, além de pais, amigos e familiares dos formandos, entre outros convidados.
Neto agradeceu a todas as equipes que participaram do projeto, e ainda as pessoas que buscam a instituição para a qualificação profissional, buscando mais oportunidades no mercado de trabalho.
“Emprego é difícil, e sem qualificação fica ainda mais difícil. Eu quero parabenizar o Vitor Hugo e sua equipe pela dedicação, e os formandos que acreditam no projeto dos cursos e buscam aqui esta chance de aprender, trabalhar ou abrir o próprio negócio. Obrigado a todos vocês”, disse o prefeito.
Os alunos participaram do projeto Volta Redonda – Formando Profissionais – e fizeram os cursos de Artesanato, Bordado em Chinelo, Cabeleireiro, Corte e Costura, Maquiagem, Depilação, Estética Corporal, Informática Básica, Lanternagem de Autos, Organização de Festas e Eventos e Padeiro e Confeiteiro.
Os cursos tiveram duração média de quatro meses e foram realizados nas salas da Fundação e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que são conveniados pela FBG para também oferecer estes cursos gratuitos.
O presidente da FBG destacou a importância do trabalho da equipe da FBG, com foco no mercado de trabalho para os jovens. “A dedicação dos instrutores e professores nos orgulha muito e, graças a eles, nós podemos oferecer este projeto de sucesso para jovens e adultos” comentou Oliveira.
Ele ressaltou ainda que os jovens ganham um diferencial para buscar um emprego e saem na frente ao conquistarem o diploma. “Além da oportunidade de trabalhar no mercado, os formandos podem também buscar abrir o próprio negócio como empreendedor individual com o apoio consultivo da FBG”, explicou Oliveira.
Ainda segundo Oliveira, a cada ano a fundação vem investindo para a qualidade dos cursos oferecidos aos jovens. “Semestralmente, os instrutores dos nossos cursos estão se reunindo para buscar e introduzir coisas novas nos cursos. A gente tem a necessidade de evoluir, de fazer cursos que gerem renda. E nesse segundo semestre voltaremos com força total. O que vocês aprenderem é um investimento para toda a vida”, frisou.
A formanda Priscila Aparecida de Souza Simão falou em nome dos formandos, agradecendo o Poder Público e a direção da FBG pelos cursos oferecidos. Ela estendeu o agradecimento aos empresários, salões de beleza da região que procuraram os futuros profissionais na entidade, e às padarias que estão abrindo as portas para os formandos da FBG.
Além da oportunidade de trabalhar no mercado, os formandos podem também buscar abrir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI). Para isso a Caixa Econômica Federal estava com uma equipe oferecendo aos formandos uma linha de crédito para micro e pequenos empreendedores.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil