Cultura 19/11/2015 11:22

Dança de Salão – conheça mais sobre esse tipo de dança

O Canal 36 conversou com o professor Frank Harley para saber mais do assunto

A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Teve origem nos gestos e movimentos naturais do corpo humano para expressar emoções e sentimentos, a partir da necessidade de comunicação entre os homens. 

Uma das opções mais procuradas é a Dança de Salão, que é uma ótima alternativa para quem está cansado da rotina das academias. Os ritmos que esse tipo de dança aborda já viraram mania em vários lugares e são excelentes meios de atividade física. É possível queimar 700 calorias em apenas uma hora de aula.

As pessoas que têm o hábito de dançar em salões apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de encontrar os amigos, enfim, a autoestima tem uma melhora muito significativa. O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e se torna um fator decisivo para conquistar um corpo mais saudável.

Dançar aumenta a frequência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação.

Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros frequentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez.

Antigamente existia o preconceito de que dança de salão era "coisa de velho", mas segundo o professor de dança Frank Harley, essa visão vem mudando, pois os jovens e adolescentes estão em grande número em suas aulas. Frank disse ainda que eles costumam promover encontros chamados Prática de Baile, onde os alunos podem treinar e socializar com outros alunos e dançarinos. E ao participar desses encontros esse conceito muda rapidamente e todos acabam adorando dançar.

O ritmo mais procurado, segundo Frank, é o forró. Mas ao conhecer os outros rítmos como o samba de gafieira, o bolero e o soltinho, o futuro dançarino se encanta e acaba gostando de outros estilos além do forró. A salsa e o merengue, a lambada, zouk, o tango e a valsa também são estilos que compõem a Dança de Salão.  

Mas para aproveitar todos os benefícios dessa atividade é preciso se arriscar a dar os primeiros passos. Mesmo que no começo pareça difícil sincronizar os passos com os do parceiro, com mais ou menos três meses de aula até os mais desajeitados conseguem fazer bonito. Paciência e persistência são algumas das dicas do professor Frank.

Qualquer pessoa, de qualquer idade pode praticar essa atividade que está a cada dia crescendo, tanto em Volta Redonda, quanto no Brasil. Não há contra indicação, e, por experiência própria, vale muito a pena conhecer a Dança de Salão. Experimente, a satisfação é garantida! 

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3615_270