Cidadania 09/04/2015 15:42

Diocese faz entrega oficial do Abaixo Assinado pela Reforma Política do Brasil

Expectativa é conseguir 15 mil assinaturas até o final de abril.

O Setor Social da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda realizou nesta quarta-feira, dia 8, às 14h, a entrega oficial do Abaixo Assinado pela Reforma Política do país, com a presença do bispo diocesano Dom Francisco Biasin e do presidente da OAB de Volta Redonda, Alex Martins – que concederam entrevista coletiva à imprensa local.

Em três meses, a Diocese colheu 12.156 assinaturas (até o dia 8) e a expectativa é atingir 15 mil até o final de abril, quando a ação será encerrada.

As assinaturas demonstram a reivindicação popular em prol de eleições limpas e transparentes. Apesar da Reforma Política envolver uma série de fatores, Dom Francisco frisou quatro pontos principais para o processo contra corrupção. São eles:

  • Evitar que empresas privadas financiem as campanhas políticas. “Empresa não doa, faz investimento. Sem o financiamento privado, o candidato não terá a quem devolver aquilo que recebeu”, afirma Dom Francisco ao dizer que a corrupção será dificultada, pois terá mais controle.
  • Votação em dois turnos: No primeiro deverá existir um programa de partido, e no segundo turno o candidato deverá apresentar o programa. Sendo assim, as pessoas não votariam por simpatia ao candidato, mas dariam preferência ao programa de governo desenvolvido. “Candidato deve cumprir um programa de governo e não fazer promessa”, disse o Bispo.
  • Proporção adequada de candidatos homens e mulheres e outras minorias que representem o povo brasileiro.
  • A participação do povo em projeto e plebiscitos, depois que os candidatos forem eleitos.

“Não tem parlamento, não tem presidente da câmera que consiga segurar a vontade popular”, ressaltou Alex.

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3615_089