Cultura 18/01/2016 15:53

Encontro de Folia de Reis lota a Ilha São João

A festa foi marcada por muita alegria, dança e cantoria, para um público de todas as idades

No sábado, dia 16 de janeiro, mais de 10 mil pessoas de todas as idades, lotou a Ilha São João para assistir e curtir ao 18º Encontro de Folia de Reis, que esse ano contou com 18 grupos. Alegria, dança e muitas cores foram os pontos em comum de cada jornada, que teve 30 minutos para fazer a apresentação.

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

O tradicional evento folclórico contou com a colaboração da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e segurança particular contratada. De acordo com os organizadores do evento, a realização desses encontros pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de cultura, tem como objetivo preservar o nosso folclore.

A grande novidade esse ano dói a presença do diretor Cultural da Federação do Reisado do Estado do Rio de Janeiro (FRERJA), Affonso Furtado Silva, que condecorou o mestre mais antigo de Volta Redonda, o senhor Benedito Vidal Filho, responsável pela Folia da União, do Santo Agostinho. O mestre recebeu uma faixa e uma estrela guia.

De acordo com Affonso Furtado, a condecoração é uma forma de expressar o reconhecimento pela dedicação e abnegação praticadas pelos mestres no cumprimento da missão assumida. “A condecoração é concedida aos mestres dos grupos de reisados de todo país com mais de trinta anos de participação efetiva nos grupos desta tradição da cultura popular”, concluiu.

Com entrada gratuita, classificação livre e apenas 30 minutos para se apresentar, as jornadas que encantaram o público esse ano foram as seguintes: Jornada Estrela Brilho da Juventude do bairro Cailândia (Afrânio de Oliveira e Silva); Estrela Maior, do bairro Vale Verde (Abel de Paula de Oliveira); Estrela Nova Geração da Candelária (Elisamarte de Oliveira e Luiz Homero Rosa); Estrela Sagrada do Água Limpa (Fabrício Silva de Souza); Astrólogo do Oriente do Água Limpa (Elizabeth Maria de Oliveira); Folia da União do Santo Agostinho (Benedito Vidal Filho); Jesus Menino do Retiro (Dirce Gomes Vieira, João Francisco Nunes Vieira); Divina Estrela Maior (Mauro José Souza dos Santos); Da Paz do Água Limpa (Andreia Cristina Dias Rocha); Estrela Sagrada do Oriente do Nova Primavera (Júlio Cesar de Souza); Lua Nova do Aero Clube (Heleno do Carmo Santana); Estrela Guia do Oriente da Vila Americana (Márcio Paulo da Silva); Jornada Unida Divina Luz de Niterói (Nilton de Souza da Cruz); Sagrada Família do Nova Primavera (José Paulo Alves); Sagrada Estrela do Oriente da Candelária (Juarez Miranda); Estrela Sagrada do Retiro (Luiz Sérgio Pereira); Estrela Divina do Oriente do Santa Cruz (Augusto da Silva); Estrela do Oriente Nove de Abril do Nova Primavera (Carlos Roberto de Souza).

Volta Redonda realizou o 18º Encontro de Folia de Reis na Ilha São João

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_002