Equipe do GAPC de Volta Redonda esclarece dúvidas sobre câncer.
Tipos de tratamento e apoio aos familiares e pacientes são abordados durante a entrevista.
O GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) de Volta Redonda localizado na Rua 31, número 99, na Vila Santa Cecília, é uma entidade sem fins lucrativos.
O objetivo do GAPC é ajudar os portadores de Câncer e suas famílias, fornecendo medicamentos, próteses, cestas básicas, fraldas, vale transporte, exames médicos, suplementos alimentares, atendimentos psicológico, fisioterapêutico, nutricional e jurídico, palestras, cursos e orientações sobre recursos e direitos, além de projetos sociais que levam cuidado até a população através de um ônibus consultório para prevenção de Câncer bucal, de pele e de mama.
Pode ser atendida pela entidade qualquer pessoa maior de 18 anos com diagnóstico de câncer comprovado. Basta o paciente procurar a unidade GAPC mais próxima e se informar sobre os documentos que precisam ser levados para a realização do cadastro.
O grupo tem como missão amenizar o sofrimento dos portadores da doença e de suas famílias, visto que o câncer, além de trazer sofrimento físico e emocional, pode causar uma desestruturação socioeconômica do ser humano.
Além do apoio aos portadores diagnosticados com câncer, o GAPC busca atuar na prevenção também, mobilizando a sociedade para que realize exames preventivos.
Uma das campanhas promovidas é a “Força para peruca” onde são arrecadados cabelos para a confecção de perucas, o que ajuda a elevar a autoestima das pacientes com câncer de mama.
Diversas outras atividades são realizadas ao longo do ano, e para se tornar voluntário basta procurar a instituição mais próxima de sua residência.
Patricia Guido
Jornalista
Brasil