Estádio da Cidadania atende pacientes com AVC
A doença é a primeira causa de morte no país, porém é bastante negligenciada.
Há anos é feito um trabalho na região de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral - que ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia dessa área que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Considerado a primeira causa de morte no país, porém ainda bastante negligenciada, a cidade de Volta Redonda criou um espaço no Estádio da Cidadania, bairro Aterrado, que atende pacientes do SUS.
Há dois tipos de AVC
• AVC Isquêmico - Entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem.
• AVC Hemorrágico - Rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso.
A diferença do AVC isquêmico para o AVC hemorrágico é o que segundo decorre do rompimento de um vaso, e não de seu entupimento.
Alguns sintomas da doença
• Diminuição ou perda da força na face, braço ou perna de um lado do corpo ou sensibilidade com sensação de formigamento
• Perda repentina de visão num olho ou nos dois
• Alteração da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou compreender a linguagem
• Dor de cabeça diariamente e intensa sem causa aparente
• Instabilidade, vertigem intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Um dos fatores determinantes para os tipos de consequências provocadas é o tempo decorrido entre o início do AVC e o recebimento do tratamento necessário.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil