Moda 02/12/2015 22:04

Estratégias e soluções criativas para o segmento de Moda

Ciclo de Palestras para o mercado de moda capacita empresários e profissionais do setor em Nova Friburgo.

Ao visitar Nova Friburgo para participar do Inova Moda, nos deparamos com o Ciclo de Palestras com diversos especialistas, de diferentes setores, essenciais na produção de moda, que emprestaram seu tempo e talento para orientar empresários e profissionais que atuam nos mais variados segmentos do mercado de moda.

Ana Carolina Fernandes apresentou a importância do Branding e da exposição das empresas nas mídias sociais como ferramentas de comunicação. "É necessário comunicar-se de maneira adequada com a linguagem certa para o seu consumidor. Não podemos tratar todos de maneira igual, é importante falar a linguagem do seu publico em linha com a sua marca", sintetiza.

Guilherme Flarys, da Gomus Music Branding, destacou a importância do universo musical, para o varejo, especialmente para a moda. Um simples desfile, sem a conceituação adequada de uma produção musical integrada ao estilo do que será apresentado, pode por tudo a perder. Permitir essas experiências sensoriais faz do Music Brand uma ciência que encantou os participantes. A frase de encerramento de sua palestra marcou a todos: “Um momento nunca é só um momento com uma musica certa.”

A experiência da empresária Mariana Lima da Verve Lingerie, foi um momento que trouxe luz para a gestão e os desafios de quem já está ou quer estar no segmento Moda. Há 14 anos no mercado, Mariana apresentou cases de sucesso e a forma como a empresa se preocupa em oferecer um diferencial para suas clientes, que veem em seus produtos algo além de peças íntimas, mas uma sensação de bem estar para um público exigente e que conhece a si mesmo.

Conhecer bem o seu público alvo foi o ponto áureo da palestra, que recomenda a ação assertiva de conhecer o que o seu público quer, em atendimentos em lojas, feiras, palestras, exposições. “É preciso estar atentas às possibilidades de escutar e entende o que nossas clientes desejam e entregar isso e algo mais a elas”, destaca.

O Estúdio Híbrido, uma agência de design que se redescobriu, com Duda Itajahy e Joana Passareli propõe um neologismo, criando o termo “Liquid Branding”, oferecendo além dos sons e aromas de uma marca, também os sabores para ampliar a experiência sensorial dos clientes com a marca. “Essa experiência a partir da minha habilidade de fazer misturas e drinks,  destacou-se em diversas oportunidades, como um diferencial para o mercado”, comenta Duda.

Viajando entre marcas e valores conceituais de uma marca não foi o grande desafio da dupla, mas a necessidade de readequar a palestra, originalmente destinada a empresários, para atender a demanda dos alunos de modelagem do Senai em Nova Friburgo, que ávidos por informações participaram extraordinariamente do encontro, numa oportunidade única para suas vidas, ao ouvir as feras do mercado de moda.

 Com uma linguagem mais jovial, o encontro seguiu adiante até as dinâmicas apresentadas por Karen Rochlin, consultora de varejo e coordenadora do Ciclo de palestras do Senai Moda.

“A proposta do encontro foi oferecer aos empresários e profissionais da moda de Nova Friburgo a oportunidade de ouvir experiências reais e decisivas para que possam colocar novas estratégias em suas produções. Cada um dos profissionais trazidos aqui foi criteriosamente escolhido por suas capacidade e vivências na área”, comentou Karen. 

O encontro contou ainda com a mão na massa, experiência possível a partir das profissionais Juliana Moraes e Larissa Salles da Art Nuvm, que apresentaram conceitos importantes sobre organização de loja, exposição de coleções, acessórios e todos os detalhes que parecem casuais, mas que são fruto de muita pesquisa e geram mais venda para os lojistas. Estar atento às tendências e com a ajuda de profissionais pode ser decisivo para bons resultados. O cuidado e atenção dessas meninas que pensam cada detalhe para atender aos objetivos de seus clientes agregam valor com um olhar diferenciado e repleto de cumplicidade de quem entende o que faz.

Depois foi a vez dos participantes aceitarem o desafio das duas e organizar uma coleção na arara e manequim, seguindo as orientações e informações destacadas na palestra. Nesse quesito, os empresários presentes e alunos fizeram um excelente trabalho. Nota 10.

Parabéns a toda a organização pelo trabalho e especialmente aos profissionais que palestraram. Uma experiência imperdível que em 2016 estará em Volta Redonda. Aguardaremos a data com entusiasmo!

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

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