Feira de artesanato Encontro das Artes
Artesãos se reúnem há 4 anos na praça Oscar Cardoso, no bairro Casa de Pedra
A feira de artesanato Encontro das Artes realizou mais uma exposição no sábado 13 de fevereiro na Praça Oscar Cardoso, no bairro Casa de Pedra, com a exposição e venda de trabalhos únicos, onde a criatividade e a qualidade são os destaques. O evento acontece sempre no segundo sábado do mês, das 10 às 17 horas.
O grupo é formado por 24 artesãos - mas no sábado somente 12 estavam presentes. O evento atraiu moradores do bairro, outros bairros e cidades.
A comercialização dos produtos tem influência na complementação de renda dos expositores, além da influência positiva no sentido de autoestima e dedicação. Alguns artesãos participam desde a primeira edição da feira, outros, estão chegando pela primeira vez mas já se sentem em casa.
O grupo trabalha com economia solidária e os expositores não competem entre si, ou seja, cada produto é único dentro da feira - para manter a qualidade do evento, segundo os organizadores.
O grupo de artesãos Encontro das Artes reúne desde 2012 profissionais liberais, aposentados e pessoas envolvidas com arte e culinária, com a intenção de expor trabalhos de forma conjunta à comunidade da Casa de Pedra. Embora não se estabeleçam como uma cooperativa, o grupo possui regulamento e atualmente tem auxílio de alunos pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), por meio de um projeto chamado Incubadora.
O projeto tem como intenção assessorar administrativa e juridicamente os profissionais em sua organização, produção e comercialização. Alunos de administração e mais dois professores acompanham e orientam o grupo na intenção de potencializar suas atividades.
Contato: www.facebook.com/encontrodasartes.vr
Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil