Fundação CSN expõe Acervo Serge e Stell
Coleção de 519 peças mostra a Cultura Popular Brasileira.
O Centro Cultural Fundação CSN está realizando a exposição do Acervo Serge e Stella Daniel, colecionadores apaixonados pelo Brasil, por sua gente e seu modo de vida. Na verdade existe uma sala na Fundação com o nome do casal, e as 519 peças da exposição são expostas aos poucos, para que cada detalhe seja visto e admirado.
O casal, que viajou do Rio Grande do Norte ao Chuí ao longo dos últimos anos, construiu, junto, um acervo de cerâmica da cultura popular. Stella e Serge vivenciaram experiências que podem ser vistas através das peças, eles conseguiram fundir a vida e a arte na construção dessa coleção. Então, com a intenção de mostrar o Brasil por meio de cada peça, Stella decidiu cuidar e manter viva a iniciativa de Serges de montar o acervo, ao doá-lo ao Centro cultural, após a morte de seu marido.
A coleção é composta por peças de tamanhos, técnicas, queimas e pinturas diversas, provenientes, como já dito, de várias regiões do Brasil. Mas também possui peças de ceramistas de países vizinhos, extrapolando fronteiras. O acervo leva o nome de grandes artistas brasileiros, mestres como Vitalino, Ana das Carrancas, Manuel Eudócio, Zé Caboclo, Manuel Galdino, Adalton, Luiz Antônio entre outros.
A sala pode ser visitada de segunda a sábado na Fundação CSN, na Vila Santa Cecília e lá, além do acervo, contem um armário, também doando pela colecionadora, e as fichas de catalogação de cada peça.
Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil