Grupos de Volta Redonda promovem ações de solidariedade em prol de Minas Gerais
Doações estão sendo recebidas até o final do mês, pelo menos, em vários pontos da cidade
Depois que duas barragens da mineradora Samarco se romperam na cidade de Mariana (MG), na quinta-feira, 5 de outubro, cerca de 500 moradores perderam suas casas, plantações e sustento e estão alojados em abrigos espalhados pela região e comprometeu o abastecimento de água em muitas cidades vizinhas.
Sabendo disso o Canal 36 descobriu alguns grupos de voluntários que se disponibilizaram a ajudar nessa causa. Conversamos com Fabrício Pires, que é seminarista da 2ª Igreja Batista do Retiro, em Volta Redonda, sobre a campanha que algumas igrejas e mais alguns jovens estão realizando em prol das vítimas da tragédia.
A campanha acontecerá até o final do mês, e está arrecadando produtos de higiene pessoal, limpeza, água, utensílios de cozinha (panela, talheres) e máquinas lava a jato, para ajudar na remoção da lama que invadiu as casas. Os donativos já doados serão encaminhados nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, junto com voluntários que se propuseram a ir até Mariana (MG) ajudar os moradores da região. Mas o grupo continuará recebendo as arrecadações, não tem uma data certa de encerramento.
É importante ressaltar que a entrada de roupas e alimentos na cidade está suspensa devido à dificuldade na triagem do material recebido, por isso o foco para as doações neste momento são os materiais citados anteriormente.
As doações poderão ser encaminhadas para a Primeira e Segunda Igreja Batista do Retiro (VR), na Associação Batista Sul Fluminense, na rua 249 do bairro Conforto (VR) e caso alguém tenha alguma dificuldade de levar os donativos até os locais indicados entre em contato com o número abaixo. Também serão aceitas doações em dinheiro, que podem ser depositadas na conta de um dos parceiros dessa ação a Stylo com Ltda. (Conta: 0081720-1, agência 0434, Bradesco).
Para maiores informações: (24) 99985-7345.
E nessa onda de solidariedade, o Canal 36 também conversou com alunos do UniFOA sobre uma campanha promovida por eles mesmos e que está arrecadando água mineral. As doações podem ser feitas até o dia 23 deste mês nas secretarias do centro universitário e também no Mc Donald’s ou na Universidade Federal Fluminense (UFF), ambos na Vila Santa Cecília.
As arrecadações conseguidas pelo UniFOA serão entregues diretamente aos moradores, segundo a própria instituição. A FOA ficará responsável por toda logística da entrega da água e também irá custear o transporte dos materiais arrecadados, que serão levados para Governador Valadares, já que a prefeitura de Mariana suspendeu no último domingo o recebimento de donativos.
Segundo Eduardo Guimarães Prado, Superintendente Executivo da FOA, A Fundação Oswaldo Aranha e o UniFOA estão dando todo o apoio necessário para a realização desse gesto único e valioso de solidariedade. Ele firma que estão à disposição dos alunos e caminhando junto com eles em benefício da população de Minas Gerais . Será feito ainda um balanço ao final do prazo das doações para verificar a necessidade de prorrogar a campanha.