Guarda Municipal de Volta Redonda usa câmeras do CIOSP para realizar autuações
O objetivo desse novo sistema de autuação é otimizar os recursos da Guarda
As câmeras de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) já estão sendo usadas como ferramenta para autuar os motoristas que cometem infrações no trânsito de Volta Redonda.
Luiz Henrique Monteiro Barbosa, o Major da GMVR (Guarda Municipal de Volta Redonda) disse que o uso desse monitoramento será feito em casos mais contundentes como, por exemplo, “pegas” que são realizados nos finais de semana em bairros como a Vila Santa Cecília.
Reclamações de carros estacionados em vagas de farmácias ou pontos de táxi também são muito comuns e nestes casos, em vez de enviar uma viatura ao local, a autuação é feita com base nas imagens das câmeras do CIOSP.
O sistema de monitoramento possui cerca de 120 câmeras espalhadas pela cidade e esse tipo de autuação já está regulamentada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e já vem sendo feita em outras cidades do país. Da mesma forma como acontece em outros casos, o motorista vai receber uma notificação e se a justificativa não for aceita, vira autuação, que chega à residência do autuado em até 15 dias.
Em aproximadamente dois mês a Guarda Municipal de Volta Redoda já recebeu mais de 800 chamadas pra que fossem regularizadas as questões de ifração de trânsito, e de posse dessas informações a GMVR poderá agir da base, ou, se precio, indo até o local.
Para ligar e denunciar uma infração no tânsito de Volta Redonda basta discar o número de atendimento da Guarda, que é o do CIOSP – 0800 7021 190 – ou o prórprio 190.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil