Entrevista 11/12/2014 17:13

Hospital do Retiro recebe Prêmio Qualidade Rio

Hospital foi o primeiro da Região Sul Fluminense a ser premiado.

O Prêmio Qualidade Rio (PQRio) foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de alcançar uma posição destaque no cenário nacional e internacional com relação à competitividade, qualidade e produtividade em empresas e outras instituições. 

Visando a melhoria organizacional das instituições públicas e privadas do Estado, o PQRio representa o reconhecimento as organizações que demonstram esforços relacionados à excelência no modelo de gestão. 

O Hospital Municipal Munir Rafful – ou Hospital do Retiro, como é conhecido – foi o primeiro da Região Sul Fluminense a receber o Prêmio Qualidade Rio. A unidade recebeu a premiação pela aplicação dos Critérios da Excelência em Gestão de Organização.

A entrega da premiação foi realizada no dia 25 de novembro, no Salão Nobre do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro. 

O Canal 36 conversou com a diretora geral do hospital, Márcia Cury, que afirmou que o PQRio foi a segunda premiação do hospital só em 2014. “O primeiro foi uma validação da certificação como um hospital de ensino, são vários itens desde a área de segurança até a área técnica”, ressaltou.

“A qualidade é uma técnica de administração, nós não tínhamos outro caminho, precisamos mudar essa imagem do SUS diante da população”, destacou a diretora. 

O Hospital conta com um Escritório de Qualidade, coordenado pelo médico Jaime Veras Correia: “O prêmio aumenta mais nossa responsabilidade, essa qualidade tem que ser mantida no hospital.”

Jaime afirma ser um trabalho feito em conjunto e alerta sobre a importância em mudar a visão da sociedade em enxergar o hospital público inferior ao privado: “Aqui pode ser igual ou melhor que o particular, porque os recursos são iguais, a maneira de atender, de gestar esses recursos é que está mudando no Hospital do Retiro”, observa. 

O HMMR passa por obras de infraestrutura com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes. Os profissionais são totalmente qualificados para o serviço.

Márcia Cury ressaltou a importância do Prêmio Qualidade Rio.

Dr. Jaime destacou a qualidade dos hospitais públicos.

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3614_544