Jornada sobre Envelhecimento reune profissionais em Volta Redonda
Realizada pela SBGG o evento lotou o auditório da UGB
Para José Roberto Arantes, Geriatra, “o evento é de suma importância para a troca de experiências e aprendizado no trato de um público crescente e que demanda muitos cuidados”.
Dulcinea Monteiro, a primeira palestrante do dia, trouxe sua experiência sobre o tema numa linguagem clara e abordou o tema com questões do dia a dia, que importa a quem cuida de pacientes. “Para mim, o termo IDOSO, está errado, porque se refere a idade. O mais correto é VELHO, porque agrega a personalidade, biografia, história de quem vive essa fase”. Com seu bom humor e um sorriso contagiante, a psicóloga abordou o tema convidando os presentes a uma reflexão sobre o tema, porque estamos todos na mesma trilha.
Para Tarso Mosci, presidente da SBGG, realizar um evento como esse é uma satisfação para a Sociedade Brasileira de Geraitria e Gerontologia, porque na maioria das vezes, or profissionais vão a capital para receber essas informações, “Então, levar o conhecimento e debater esse tema no interior, é a nossa obrigação. As pessoas precisam estar representadas e presitigiadas. Nosso papel é mesmo esse. Estamos orgulhosos do evento realizado aqui”, complementa.
Para o Dr. Renato Braz, um dos coordenadores dos eventos, sua realização é de suma importância, pois trás relatos profissionais e vivências para nortear a ação de todos aqueles que precisam atuar com os pacientes da terceira idade, que a cada dia cresce exponencialmente. Mais que trazer uma reflexão sobre os temas propostos, é preciso estabelecer programas adequados à prevenção e reabilitação desta população. É importante para os profissionais que vivenciam o dia a dia dos idosos receber no evento, as práticas e o que de melhor se está sendo desenvolvido e aplicado na população geriátrica.
Perdas e ganhos e o enfrentamento familiar; Avaliação Geriátrica Ampla; Avaliação Pré Operatória; Cuidados pós-operatório; Cuidados paliativos; Cuidados para a pessoa idosa dependente; Dores crônicas; Funcionalidade, cognição e demência; Polifarmácia e prevenção de agravos; Prevenção e tratamento de lesões de pele; Saúde oral e sistêmica; Sarcopenia e fragilidade; Síndromes geriátricas e ainda Violência contra os idosos fizeram a pauta do evento ser tão concorrida.
Montado com o cuidado profissional e sob a Coordenação dos médicos Gustavo Monteiro, Renato Braz e da fonoaudióloga Marli Borborema, o evento teve como publico alvo os cuidadores e profissionais de diferentes áreas interessados na temática do envelhecimento, residentes e estudantes de graduação.
A coordenação geral foi da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - RJ, Associação Brasileira de Enfermagem – RJ, e recebeu os patrocínios e apoios de Daros e 3M, UGB, UNIFOA, HOSPITAL HINJA, APSEN, TECNOMEDI, ACHÉ e AZTRA-ZENECA e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil