Cultura 25/02/2021 20:44

LIVE 3 Exposição CULTURA PELA VIDA – QUINTA 25/02/2021

Terceira noite de LIVE da Exposição para que redescobrir a humanidade por trás de suas imagens

Um terceiro dia intenso. Com testes de conexão, a iniciativa e esforço do Mestríssimo Pedro para conseguir estar em sua primeira LIVE e a montagens das imagens e portfólios reduzidíssimos que consegui juntar para esse encontro de hoje.

Estou gratificado por termos conseguido apesar de todos os contratempos e por perceber que podemos melhorar muito e fazer dessa grande vitrine, uma vitrine que uma todos nós.

Ao transformar a galeria Zélia Arbex, ativa nesse momento de pandemia, conseguiu-se dar ressignificado a um espaço, repensando o seu uso e expor mais do que imagens, vidas, tanto pelos artistas participantes quanto pela proposta da campanha de conscientização num espaço que funciona 24 horas por dia.

Me deliciei em mais um dia de conhecimento do trabalho que levou cada um a estar nas fotos do André Sodre. Foi maravilhoso, falar com cada um e perceber a humanidade real, gente que se preocupa com gente, que faz arte pensando em gente, que se importa.

Hoje o retrato da resiliência vai para Mestríssimo Pedro, que com todas as dificuldades, com um celular antigo, sem os recursos necessários, com uma conexão de internet deficitária e tudo o que poderia acontecer. Apesar de tudo esteve conectando-se e reconectando-se para estar ligado na vida. Parabéns!! O cuidado dele com sua promeira LIVE foi sensacional. Colou imagens do POST, impressas pelo bairro dele e outras localidades. Um primor.

Por isso faço o pedido online. Se alguém tiver um celular, em bom estado ajude o bom homem para as próximas lives. Fica a dica e o pedido!

Tivemos cada um dos participantes com as dificuldades da idade e da conexão, problemas de áudio, de vídeo, inclusive eu com a queda da conexão no finalzinho da LIVE. Apesar disso, juntos conseguimos falar de arte, de Cultura e de valorização da vida. Foi maravilhoso. Precisamos fazer de novo e muitas vezes, com mais pessoas e conseguir dar voz a tantos que precisam dela.

Gostei da sinceridade e coragem da Luciene Martes, que sintetizou bem o nosso momento. Descobrimos que sabemos muito pouco e cada vez precisamos mais dessa vitrine digital que se agiganta a cada dia. Como disse ontem a Joca, somos mesmos, todos nós, analfabetos digitais. Mas apesar de nossas falhas podemos aprender a ser gente da rua, que está em atividade, como disse o Hayala também ontem. “Cada um de nós pode se ajudar”.

Muito Grato a todos pela participação e compromisso com a vida e com a Cultura em nossa cidade. Valeu, Garloppa, com suas dicas em off pelo chat, Anderson, Leo (mesmo em off), Clarisse, ainda em aula com a presença de seus alunos digitalmente, Méstríssimo Pedro, Luciene, Tilinha, Stael, Antônio Geraldo. Um abraço a todos, ainda que virtual. Foi um prazer encontrar e reencontrar cada um de vocês. Amei. Como de costume segue um algum dos trabalhos de cada participante dessa LIVE. Espero que gostem.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3621008