Nova Estação de Tratamento de Esgoto está em fase final de testes
ETE Gil Portugal atinge cerca de 80% da capacidade total de tratamento da estação e atingirá 100% em outubro
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Gil Portugal Filho, ETE Correios, na Vila Santa Cecília, foi inaugurada há cerca de três meses, e está entrando na fase final de testes, atingindo aproximadamente 80% de sua capacidade.
De acordo com o gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae-VR, o engenheiro Patrick James Kent, a previsão é que a estação alcance 100% de sua capacidade a partir de outubro, com a interligação de redes e o final dos testes dos equipamentos. A capacidade da ETE Gil Portugal é tratar 140 litros de esgoto por segundo, o que fará o percentual de tratamento de esgoto em Volta Redonda passar de 17% para 40%.
A nova estação combina duas tecnologias para o tratamento do esgoto, a técnica mais avançada atualmente, que garante uma remoção quase total da carga orgânica. No primeiro sistema (aeróbio) as bactérias utilizam oxigênio para decompor o esgoto sólido, e no segundo (anaeróbio) o processo utiliza bactérias que não utilizam oxigênio para processar o esgoto. Isso garante uma remoção de 95% da carga orgânica, devolvendo uma água de grande qualidade para o Rio Paraíba do Sul.
Kent explicou que há um laboratório funcionando na Estação Gil Portugal, onde é feita a análise e o controle do esgoto em tratamento, em um tanque especial (anóxico).
Quando estiver funcionando com capacidade total, a ETE vai tratar o esgoto de 21 bairros, atendendo cerca de 75 mil pessoas. Toda a ligação da rede coletora do esgoto do lado direito do Rio Paraíba está feita, sendo que, recentemente, a ETE Vila Rica foi desativada, e o esgoto daquela área já está sendo encaminhado diretamente para a estação de tratamento na Vila Santa Cecília.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil