Novo sistema de freios garante segurança dos motociclistas
Motos de média e alta cilindrada já devem sair de fábrica com sistema ABS.
O objetivo principal é reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. O sistema de freios ABS é obrigatório nos carros e desde 2010 vem aumentando o percentual dos veículos que já saem de fábrica equipados.
A partir deste ano, as motos também devem seguir o padrão e os modelos com 300 cilindradas ou mais já começam a vir com o sistema ABS. Ele tem a função de garantir que as rodas não travem durante a frenagem, gerando mais segurança ao motociclista.
A regra foi estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é válida para todos os modelos comercializados no Brasil, sejam de produção nacional ou importada.
A mudança deve acontecer gradativamente e a partir de janeiro de 2016 passa a ser obrigatória para 10% da produção ou importação, 30% em janeiro de 2017 e 60% em 2018 até alcançar 100% - previsto para 2019.
A concessionária Honda foi pioneira no sistema CBS - Sistema Combinado de Freios – e o ABS já produzem juntamente às montadoras de motos no país. A Honda já oferece modelos fabricados com o ABS em motos de média (300) e alta (2000) cilindrada.
O sistema ABSS é escolha do cliente, já o CBS é fabricado sempre nas linhas de baixa cilindrada (inferior a 300cc)
Com a resolução entrando em vigor, o novo sistema será revertido no preço final da moto. Para o gerente da Honda em Volta Redonda, Gleydson Ogioni, a diferença não será impactante. “O cliente pode ficar tranquilo quanto a isso”, afirma.

Thainá Seabra
Correspondente
Brasil