O II Encontro com Setoriais de Cultura de Volta Redonda aconteceu na Biblioteca Municipal
A reunião é uma parceria entre o Conselho de Política Cultural e a Secretaria de Cultura
Desde o primeiro encontro, realizado em março, o conselho tem promovido reuniões com cada segmento em um processo coletivo para elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Foram realizadas reuniões com os setoriais de Dança, Artes Visuais, Cultura Popular, Música, Movimentos Sociais, Associações de Moradores, Artes Cênicas, Artesanato e Literatura. Mais de 130 pessoas, dentre gestores, artistas e produtores culturais, colaborando com a criação das metas e prioridades para compor o PMC.
Neste segundo encontro foram avaliados os relatórios e as propostas de cada segmento, bem como a minuta do Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura (SMC). Os encontros setoriais têm como objetivo garantir que as especificidades de cada setor da cultura sejam observadas e atendidas pelas políticas públicas. A formulação dessas políticas estará baseada em processos de consulta e participação social.
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais. O plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implantação e a partir das diretrizes definidas pela Conferência de Cultura, que deve contar com ampla participação da sociedade, o plano é elaborado pelo órgão gestor com a colaboração do Conselho de Política Cultural.
O principal objetivo do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda é fechar o ano de 2015 com o Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura aprovado na Conferência de Cultura, que será realizada em novembro, e com o Plano Municipal de Cultura em andamento.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil