Pantaleão faz pré lançamento de seu livro sobre Alzheimer
O amor e cuidado com sua esposa Maria inspiraram esse amigo a fazer uma Live com amigos pró lançamento
Fico sempre feliz por acompanhar projetos que trazem vida. Especialmente aqueles que dão valor a vida e garantem mais espaço no coração e na mente das pessoas. Hoje participei da reunião ZOOM sobre o pré-lançamento do livro a História de Maria, do amigo Jorge Pantaleão.
Desde garoto acompanho a trajetória dele, já que ele foi vereador, presidente da CMVR e meu pai, Alkindar Costa, trabalhou na Câmara antes mesmo de eu nascer. Depois aqui pelo Canal acompanhamos inúmeras vezes a luta e empenho por registrar seu trabalho de Amor ao cuidar de Maria, sua esposa, acometida pelo Alzheimer.
Pantaleão se tornou um especialista no assunto, num momento em que quase não se ouvia falar nisso. Foi incentivador para a criação do Centro de Alzheimer, colocando Volta Redonda no mapa nacional como a primeira cidade a construir um centro dedicado ao assunto. Espero que outras cidades tenham seguido o exemplo.
Na live de hoje, feita através da Plataforma ZOOM, estiveram amigos e parentes para incentivar o tema e contribuir com experiências pessoais. Fiquei feliz ao ver muitos rostos conhecidos e em especial o do Dr José Roberto Arantes, Geriatra e uma referência regional com o tema. Ele fez a parte científica do livro do Pantaleão, deixando a experiência e narrativa sobre a vida de Maria servir como pano de fundo para precisosas dicas para familiares e cuidadores, na tentativa de compartilhar experiências e na certeza de distribuir o amor transbordante na vida e sorrisos desse grande homem.
É para mim um privilégio poder participar da reunião e usa-la como ferramenta para coletar dados para essa matéria. Sempre gostei de incentivar coisas boas e essa é maravilhosa. Se você foi atingido pelo conteúdo, ou pelo link da reunião, mande sua contribuição para que mais exemplares possam ser feitos e atingir mais gente para fazer o bem.
Sei o quanto é dolorido ter alguém próximo e se esvaindo nas memórias, no reconhecimento e nas funções básicas de um indivíduo. Foi assim com minha mãe, que teve Alzheimer e a vimos ir embora. Mais pra mim que estive com ela praticamente todos os dias. Como eu, mitas experiências semelhantes e também doloridas, mas que servem como alerta da importância de estar perto e dar o que pudermos para tentar resgatar as pistas que o tempo deixou na memória.
“Jorge é tão envolvido e não poderíamos perder essa expertise como profissional e especialmente como cuidador. Ele eprestou a sua vida pela Maria, mudando sua rotina, hábitos e dando o apoio necessário para promover a vida junto dela”, comentou Dr José Roberto após discorrer sobre os elementos técnicos da doença, sempre com a costumeira educação, respeito e uma linguagem acessível a todos nós. “Ele desempenha um papel muito importante para perpetuar esse conhecimento a todos os que enfrentam diariamente essa luta pela vida, em especial aos que convivem com o Alzheimer”, complementou em suas palavras finais o renomado médico.
Como descrever esse livro. Um conteúdo técnico mais simplificada com uma leitura mais fácil pata qualquer pessoa, especialmente as famílias e cuidadores. Fico feliz por perceber hoje o crescimento de mais pessoas que gostam de compartilhar suas experiências, por mais doloridas e emocionantes que sejam, para ajudar aos outros. Foi assim com os depoimentos que vi na Live.
Janete Pantaleão Alves, sobrinha de Jorge Pantaleão, num depoimento emocionado enaltecendo o trabalho que realiza no cuidado com a tia Maria, mostrou o carinho que toda a família tem por ele e o reconhecimento de quem é tão próximo. Já se vão mais de 20 anos nessa luta que o tio tem com a Maria, disse ela, finalizando com abraços e beijos para ele, ainda que virtualmente, pudemos todos perceber o amor que envolveu esse depoimento.
Marly Sobral de Miranda, contou de suas experiências de cuidado e inspiração. Contando sua experiência inicial com a doença de Alzheimer com o marido e depois com dois outros familiares. Todos os 3 com sintomas e formas da doença e comportamentos diferentes. “Todos os dias dizia pra meu marido: Você é feliz? E ele com olhar terno, dizia: Sou Extremamente feliz. E você sabe o porque!” Que emoção, que amor que nos une como seres humanos, como casal, filhos, ou mesmo amigos. Estar ao lado de quem ama, cuida, é o melhor dos remédios. Uma impressionante experiencia que pode inspirar muitas pessoas.
O tempo digital é cruel. A impressão de que a hora não passa é doce veneno quando foi anunciado que teríamos mais 2 minutos para terminar. O tempo voou e tantos depoimentos ficaram em nossa memória e nesse registro para sempre.
Agora é tempo de ajudarmos a História de Maria sair das prateleiras e chegar ao máximo de pessoas que possamos ajudar Pantaleão a cumprir esse grande feito, por amor incondicional a sua esposa e a todos os que desejam sabre como conviver e vencer esse desafio chamado Alzheimer.
Feliz com a Capa proposta pelo Guilherme, que tanto ajuda o Pantaleão, ainda mais por ver a bela hoao Paschoal Possidente, nosso eterno presidente do Gacemss, que no ano que passou nos deixou pelo COVID19, com mais saudade.
Abraços a todos.

Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil