Pastoral da Saúde realiza 1º Encontro Nacional PKU
O evento contou com a presença da Drª Ângela Guidoreni, que ministrou a palestra sobre o tema.
A Pastoral da Saúde da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda realizou o 1º Encontro Nacional PKU, que aconteceu no auditório da Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília.
O evento contou com a presença da Drª Ângela Guidoreni, pediatra e homeopata, que ministrou palestra sobre o tema, esclarecendo algumas das dúvidas dos participantes.
Ainda foi ressaltada a importância dos testes de triagem neonatal, onde há a possibilidade de um diagnóstico precoce para que o paciente receba terapia dietética adequada.
Sem o tratamento e diagnóstico antes dos 3 meses de vida, a criança portadora da Fenilcetonúria apresenta um quadro clinico caracterizado por atraso global, deficiência mental, comportamento agitado ou padrão autista, convulsões, alterações eletroencefalográficas e odor característico na urina.
A Fenilcetonúria ou PKU é uma doença hereditária, não há riscos de contágio, e seu tratamento é baseado na dieta, onde é importante controlar a ingestão de fenilalanina que está presente, principalmente, em alimentos ricos em proteína, como carnes, peixe ou ovos.
A coordenadora do encontro, Giovana Barizon, que tem uma filha PKU, esclareceu que dá para conviver bem com a doença e alertou sobre a importância da sociedade participar de eventos como esse.

Patricia Guido
Jornalista
Brasil