Penedo recebe espetáculo “Ta Azor”, da Companhia de Teatro Da Ação.
Dirigida por Calé Miranda, a peça é baseada nas obras de Antonin Artoud.
De 20 a 24 de janeiro, Penedo recebeu a peça “Ta Azor”, da Cia de Teatro Da Ação, de Resende. O espetáculo é baseado na vida e obra de Antonin Artaud, um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas.
“Ta Azor” foi proposto pela companhia a partir das ideias deste genial artista – as quatro atrizes celebram um ritual, hora representando o próprio Artaud e outras personagens, hora representando a si mesmas.
A peça foi realizada no Galpão Espaço Mix, em Penedo, distrito de Itatiaia, e levou o público a repensar a vida e obra de Artaud - a plateia pôde sentir toda a intensidade que o autor propõe.
Parte das obras de Artaud, foram escritas enquanto o autor estava internado em manicômios, recebendo até mesmo tratamentos de choque, pois era considerado um louco.
A Cia. Da Ação vê o autor com uma extrema lucidez em suas ideias. “Lucidez” seria o nome original do espetáculo, porque acreditam nas ideias do autor e olham para seus escritos não como se um louco os estivesse elaborado, mas como as ideias de uma pessoa lúcida e contemporânea, que fala para a plateia do nosso tempo.
São as ideias de Artaud que a companhia defende e é a partir delas que constroem o seu teatro.
FICHA TECNICA
Título: Ta Azor!, a partir de escritos de Antonin Artaud
Roteiro e encenação: Calé Miranda
Elenco: Carla Biolchini
Cátia Costa
Mônica Izidoro
Fátima Colin
Ambientação cênica: Calé Miranda
Iluminação: Eliza Moreira
Supervisão de iluminação: Calé Miranda
Sonoplastia: Marco Netto
Figurino: Calé Miranda
Design Gráfico: Fred Kanashiro
Divulgação: Lu Gastão
Fotografia: Marco Netto
Vídeo registro: Guilherme Rodrigues
Produção: Cia. Da Ação
Patricia Guido
Jornalista
Brasil