Saúde 18/04/2016 11:27

Pinheiral já começou a distribuição de vacinas contra a gripe H1N1

A vacinação foi antecipada para pessoas que fazem parte dos grupos de risco prioritários

A partir desta segunda feira, 18 de abril, alguns grupos de risco serão prioridade na vacinação contra a gripe H1N1, em Pinheiral. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a antecipação da campanha acontecerá para atender crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e pacientes renais crônicos. Somente pessoas que se encaixam nessas categorias prioritárias poderão ser vacinadas, para tanto elas precisam ir até os postos de saúde onde a vacina estará sendo oferecida gratuitamente.

A Campanha Nacional terá inicio dia 30 de abril, quando as doses serão ampliadas para pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e prisional, puérperas (mulheres com até 45 dias de resguardo pós-parto). Ainda para a população privada de liberdade, povos indígenas e também pessoas portadoras de doenças crônicas ou portadoras de outras doenças clínicas especiais.

“Prevenir ainda é o melhor remédio. Orientamos que a população lave as mãos com frequência, utilize álcool em gel, evite levar as mãos na boca e nariz, prefira ambientes ventilados, não fique em locais com grande aglomeração, abra janelas”, afirma Adriane Garcia, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. Para ela, a prevenção ainda é a iniciativa mais importante. 

Segundo Flávia Carvalho, coordenadora da Atenção Básica em Pinheiral, os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. “A pessoa apresenta febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. O problema da Influenza tipo A é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, esclareceu.

Essa doença é causada por uma das mutações (geralmente H1N1) do vírus Influenza A, por isso é também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína. Portanto, é um vírus novo, com material genético desconhecido para o sistema imunológico das pessoas, que se tornou “popular” quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Foto de divulgação da campanha

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

TXT16_014